quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Recortes de imprensa sobre Joaquim Bastinhas e a sua actuação na "corrida da pera rocha" do passado domingo,

                                                                                                                         Foto Emílio de Jesus
Miguel Alvarenga - Decorreu em bom ritmo e recheada de bons momentos de toureio, com sete estilos distintos, a IV Corrida da Pêra Rocha do Oeste, uma excelente organização do empresário Jorge Vicente, no último domingo na praça das Caldas da Rainha, que registou uma grande afluência de público nas bancadas.
Lidaram-se seis bons toiros da triunfadora ganadaria de Passanha, exceptuando o quarto (de Sónia Matias) e um novilho de Santa Maria de muito bom jogo. O ganadero Diogo Passanha deu justificada volta à arena com o cavaleiro Pedro Salvador no final da lide do quinto da ordem.
Depois do desfile dos membros da Confraria da Pêra Rocha e após um minuto de silêncio nas cortesias, em homenagem à memória de Augusto Gomes Júnior, foi celebrada a alternativa do cavaleiro Filipe Ferreira, apadrinhado por Joaquim Bastinhas e com o testemunho dos restantes companheiros de cartel (foto ao lado), a quem coube lidar o primeiro toiro da tarde. Filipe Ferreira esteve "limpo" e digno no toiro do doutoramento (cuja lide não brindou a ninguém, nem ao público...), procurando cravar os ferros em sortes frontais e sem falhas.
Depois do grande triunfo no Campo Pequeno, o Maestro Bastinhas voltou a marcar a tarde nas Caldas com uma fantástica actuação constantemente aplaudida pelo público e onde reafirmou o momento enorme que atravessa nesta sua 31ª temporada como profissional, de tal forma que é já apontado como o mais sério candidato ao trono de triunfador da mesma - o que não estranhará a ninguém, dado o fulgor e a maestria com que se vem exibindo em todas as praças do país, de norte a sul, continuando a deter um invejável recorde de popularidade, o que fala por si do seu valor e do apreço que o público "dos 7 aos 77 anos" (como o Tintim!) continua tendo por si." (farpas blog 8/10/2014 - Miguel Alvarenga)

                                                                                                                         Foto Emílio de Jesus

“Joaquim Bastinhas inevitavelmente, face às actuações que tem rubricado, e ao número de corridas toureadas até ao momento (a rondar já as cinquenta) – é o grande destaque da temporada. No domingo passado, na “corrida da pera rocha”, deu o mote ao espectáculo, face a mais uma lide de grande nível. Se Filipe Ferreira cumpriu no dia da sua festa, o padrinho elevou a fasquia, para todos os que se seguiram. O triunfo do cavaleiro de Elvas foi sólido, tal como o fruto que deu o nome ao espectáculo. Marco José, Sónia Matias, Pedro Salvador e Gilberto Filipe, entregaram-se frente aos seus toiros, tentando levar a palma e os louros do espectáculo, com o amador Francisco Parreira” entalado nesta luta”. No entanto tudo isso, já o público, que nas Caldas da Rainha preencheu três quartos das bancadas, tinha entregado a Bastinhas.  Sem margem para duvidas, a temporada 2014 está definitivamente carimbada pelo cavaleiro de Elvas, face ao toureio praticado, descaradamente desafiando consagrados, jovens e jovens promessas. Se a sua popularidade sempre foi intocável, também o toureio praticado é distinto, não se resumindo apenas ao par de bandarilhas que o notabilizou, mas á diversidade de sortes com que renova e inova todas as suas lides. Aguarde-se então pelas próximas corridas, para ver se o “furação” Bastinhas, mantêm a sua rota de êxitos!” (tauromaquia 8/10/2014 Francisco Santos)