sábado, 4 de outubro de 2014

A imprensa foi UNANIME: Joaquim Bastinhas é o triunfador do Campo Pequeno!


“Dos toiros da ganadaria Vinhas, o segundo foi o melhor, 3 cumpriram e dois não serviram.
Foi emocionante ver a homenagem e o respeito dos aficionados para com o Ganadero...
JOAQUIMBASTINHAS.
Começou a lide á moda antiga, correndo o toiro sem o dobrar aguentando assim o toiro inteiro. Cravou os melhores compridos da corrida, e os curtos foram cravados em sortes perfeitas pelo piton da verdade. Lidou sem exageros de voltas, encontrando facilmente, com um saber de experiência feito, o sítio e a distância, que são tão só as bases primordiais do toureio quer este seja a cavalo ou apeado.
Rematou com o "CARTIER" em sortes de adorno, quando o toiro já estava completamente entregue porque toureado.
O Cavalo "AMOROSO" mostrou ser a grande revelação desta temporada no que diz respeito a cavalos de toureio.
O público aplaudiu de pé demonstrando o respeito pelo toureiro que está a atravessar um dos melhores momentos da sua carreira.”  (Sortes de Gaiola -4/10/2014 João Cortesão)


"Emocionante espectáculo en la Corrida de Gala a la Antigua Usanza Portuguesa que cerró el abono en Campo Pequeno.“El veterano Joaquim Bastinhas cumplía nada menos y nada menos que 115 corridas en la Monumental de Lisboa, a lo largo de una trayectoria de más de tres décadas en las que no ha perdido la ambición, la alegría y esa peculiar conexión con el público. Le tocó el mejor toro de la noche, que supo aprovechar con sabiduría y entrega.” (Aplausos – 3/10/2014 Andrade Guerra)


“No que às lides se refere, destaco pelo que vi através da RTP, a actuação muito conseguida de Joaquim Bastinhas, um cavaleiro de carisma inigualável - só recordo Mestre Batista com tão grande apoio do público - quando cumpria a soma de 115 presenças na praça do Campo Pequeno.” (Planeta dos Touros – 3/10/2014 Fernando Marques)


“Joaquim Bastinhas teve nesta noite certamente uma das suas lides da temporada, senão a melhor da temporada; conquistando o público logo desde o início da lide, imprimiu á sua actuação uma intensidade só conseguida por muito poucos, fez vibrar as bancadas de uma forma que raramente acontece; sem ser redundante uma lide “á Bastinhas” é rubricada pelo par de bandarilhas e o salto da montada para receber de braços abertos o sabor dos muitos aplausos.” (Toureio.pt - 4/10/2014 Hugo Calado)


“O Maestro Joaquim Bastinhas deu ao mundo a verdadeira dimensão do que é uma primeiríssima Figura do Toureio, com 31 anos de alternativa e a previsão de que, a atestar pelo seu fulgor e pela sua vitalidade, cá ficará por mais 31.” (Farpas Blog – 3/10/2014 Miguel Alvarenga)


“'O Padrinho', e não, não é o da máfia mas o da Festa, Joaquim Bastinhas, aquele que mais afilhados tem ganho ao conceder alternativas, quase nem precisava de música tal a voz e mando que impôs desde o início da sua lide. E "quando se junta a fome com a vontade de comer", que é como quem diz, um Bastinhas arrimado e um toiro bom, pareceu fácil triunfar. O animal bonito de tipo, 'lucero', e que em comportamento foi o melhor, sendo enraçado, sério e pronto de investida, permitiu uma lide com direito a tudo, ferros de boa nota, cumplicidade com as bancadas, o 'número' do 'zangado' com os peões de brega para que lhe deixem o toiro em paz, o habitual par de bandarilhas e apear-se no meio da arena no final da lide! Teremos Bastinhas para mais 31 anos? Diz que sim... Deu volta, juntamente com o ganadero, sr. Mário Vinhas, pelo bom toiro.” (Naturales - 4/10/2014 Patricia Sardinha)



“Joaquim Bastinhas andou ao seu estilo, alegre. Destaque para o segundo, terceiro e quarto curto de boa nota. Terminou a lide com um par de bandarilhas ( em terrenos de compromisso) a pedido do público. O exemplar de Mário Vinhas cumpriu bem. Amadores de Montemor concretizaram pega à primeira tentativa. Volta para cavaleiro, forcado e ganadero.” (Tauródromo – 3/10/2014 Fernanda Rita)