quinta-feira, 26 de julho de 2018

Recortes de imprensa (II) ainda sobre o Maestro Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas ...

"Figueira da Foz ao som da batuta do Maestro Bastinhas. "

"No passado sábado a temporada 2018 viveu um dos seus momentos grandes no Coliseu Figueirense. O anunciado regresso ás arenas do cavaleiro Joaquim Bastinhas, tão badalado nas ultimas semanas, não podia ter resultado melhor artisticamente, não defraudando expectativas, muito pelo contrário - fez plena justiça á arte do bom toureio a cavalo. O regresso de Bastinhas, dois anos e meio após o gravíssimo acidente sofrido na sua herdade, provou que para a força de vontade humana, quase não existe a palavra impossível. O Maestro de Elvas regressou e em grande forma - sem abdicar do seu toureio, com emoção e alegria, demonstrou porque é diferente, numa lide em que o saber e a arte, foram conjugados no presente e futuro. E como que para reafirmar tudo isso a forma e o gesto com que terminou a sua actuação, sem inibições disse: estou aqui! Joaquim Bastinhas venceu e convenceu! Publico vindo de perto e de longe, colegas, amigos, todos quiseram partilhar a noite com Bastinhas...... Para os veteranos do cartel - Moura, Bastinhas e Salvador não tiveram segredos. Dificilmente os teriam, ou não fossem eles figuras do toureio, forjados na competição entre si, ao longo praticamente das ultimas quatro décadas. Mas os mais jovens estavam lá e sacaram com toda a sua arte e toureio, argumentos como que dizendo: estamos aqui! Assim o fez Marcos Bastinhas, com aquela frontalidade e verdade do seu toureio, fazendo uma justa homenagem ao apelido que ostenta." (arenascom.blog Luís de Sousa 24/07/1018)


"O REGRESSO DO HERÓI" 

"Bastinhas, quando há tempos atrás vi anunciado o teu regresso às arenas confesso que fiquei perplexo, surpreendido mesmo, no entanto agendei de imediato esse dia no meu calendário de prioridades, queria, tinha que estar presente naquela que foi certamente se não a mais importante, a mais emotiva corrida na tua longa e triunfal carreira. 
Duas horas antes do início desse histórico acontecimento, já tu vestido a rigor, tal menino  em noite de natal rondavas a árvore  (praça de toiros) esperando ansiosamente pela hora de abrir a prenda, prenda essa que fizeste questão de dividir com a família, amigos, colegas e demais presentes.
Nesse momento trocamos um forte e sentido abraço e disse-te: ..."- És um herói."
Respondes-te: - Não  Zé,  quero apenas ser feliz ...
Palavras para quê? ...
Felicidade essa, que foi certamente ao rubro, com a recepção que tiveste mal entraste em praça, uma enorme e infindável ovação de todos os presentes que dessa forma te quiseram transmitir o quanto estavam felizes com o teu regresso. No plano artístico apesar de não ser (penso eu) neste momento o mais importante, estiveste fabuloso numa actuação "à Bastinhas" ao nível das melhores que nos ofertastes ao longo da tua gloriosa carreira... até o inimitável salto a desmontar no final da lide marcou presença, foi a cereja no topo do bolo..... Marcos Bastinhas, excelente actuação!.....Enfim muito de bom, mas... a noite era do nosso HERÓI" (José Luís Figueiredo 23/07/2018)


"BASTINHAS É BASTINHAS!"

"Estar na Figueira da Foz a banhos e não ir até há abertura da temporada do Coliseu Figueirense, ainda mais com o reaparecimento de Joaquim Bastinhas nas arenas, ao cabo de quase 3 anos, certamente não me perdoaria de tamanha "crueldade". O regresso do toureiro de Elvas, agitou as hostes taurinas e o muito publico fiel ao seu toureio, há sua personalidade extrovertida, onde a valentia e a alegria têm pesos iguais (seja qual for a balança). Muitos quiseram acompanhar o regresso de Bastinhas. Muitos houve também que quiseram confirmar se ali estava o mesmo Joaquim Bastinhas de sempre. E estava!
Bastinhas continua fiel ao seu toureio, ao seu estatuto de figura, deixando no final da sua actuação uma mensagem: estou aqui! Contem comigo!.....Joaquim Bastinhas enfrentou o segundo da ordem. Recebeu-o vistosamente, empapando-o na garupa do cavalo, dobrando-se a gosto. Os compridos são citados de frente e a deixar o toiro arrancar primeiro. Nos curtos manteve o tom e o publico aplaudiu-o de pé, rematando a actuação com o seu par de bandarilhas inimitável..... Com Marcos Bastinhas teve inicio a segunda parte do espectáculo. Marcos Bastinhas recebeu o seu oponente dobrando-se muito bem com ele, colocando-o em terrenos que permitiram uma boa série de compridos. Nos curtos, com o cavalo "Capanegra", a actuação subiu a um patamar superior, tanto nos cites como na cravagem dos ferros, antecedidos de brega vistosa. Uma lide onde os remates  foram de fino gosto. Não faltou o par de bandarilhas a fechar uma muito boa actuação do jovem ginete de Elvas."(aficionadosdeportugal Francisco Santos 24/07/2018)


                                                                                              Fotos D.R.