domingo, 22 de julho de 2018

Joaquim Bastinhas o regresso á tanto esperado coroado com uma lide de Arte e Maestria." As primeiras da imprensa hoje:



"Noite de plena apoteose e redobrada emoção ontem na Figueira da Foz na corrida de abertura da Temporada de Verão, a corrida "Correio da Manhã/Centro" - marcada pela reaparição de Joaquim Bastinhas quase três anos depois do grave acidente que o ia deixando incapacitado.

Muita fé, muito querer, uma tremenda força de vontade e a arte suprema de todos os tempos trouxeram de volta às arenas o cavaleiro que mais falta fez à Festa nas duas últimas temporadas.

De novo em grande forma, Bastinhas foi recebido de pé pelo público que preenchia três quartos das bancadas do bonito Coliseu Figueirense e o director de corrida Francisco Calado teve o bonito e aficionado gesto de mandar a banda tocar mal o Maestro entrou em praça.

Frente a um grande toiro de Higino Soveral, ganadaria que ontem obteve um triunfo notável, Joaquim Bastinhas marcou o seu regresso às arenas com uma lide empolgante, a mesma raça, a mesma garra, o mesmo valor, a eterna maestria.

O público vibrou a cada ferro, a cada remate e não poupou ovações, mais que merecidas, à casta e ao valor do, ainda e sempre, mais popular dos nossos cavaleiros.
Física e moralmente recomposto, Joaquim Bastinhas terminou a sua apoteótica actuação com o tradicional par de bandarilhas e até mesmo com o salto do cavalo para a arena, um gesto que muitos consideram impensável depois de todas as fracturas que sofreu. Empolgante, emotivo, benvindo sejas! Nunca um toureiro fez tanta falta! E graças a Deus, temos Bastinhas de volta! Sempre! E como sempre!" ( Miguel Alvarenga - (Farpasblog 22/07/2018)




Marcos: a mais bonita
das homenagens a seu pai!

"A actuação de Marcos Bastinhas era aguardada com justificada emoção, também. Chamou o pai à arena e brindou-lhe a sua lide, como aliás o tinham feito Moura, Salvador e os forcados. Por fim, Marcos tinha de novo o seu pai a seu lado. E prestou-lhe a maior e a mais bonita das homenagens. Bravo e encastado o toiro, bravíssimo o toureiro. Marcos ainda não foi, nem está anunciado, ao Campo Pequeno. Não tem toureado muito. E pelo êxito que teve ontem, ficamos todos sem entender as razões desse "afastamento".
Empolgou, arrepiou e demonstrou quanta raça lhe vai na alma. Estava feliz pelo dia que todos vivíamos, pela festa do regresso de seu pai, que todos ali celebrávamos com uma alegria sem fim. E abriu o livro para honrar o apelido que leva às costas e a responsabilidade que traz em cima cada vez que toureia. Lide memorável, desde a forma como parou o toiro no centro da arena dobrando-se num palmo de terreno, à verdade e ao arrojo com que entrou pelo toiro dentro, pisando terrenos de alto compromisso, cravando ferros que levantaram o público da bancada. No final, também, a marca da casa: o par de bandarilhas, o salto do cavalo, a praça em alvoroço!" (Farpasblog Miguel Alvarenga 22/07/2018)




Joaquim Bastinhas na Figueira - O Royal Flush! 

"Joaquim Bastinhas, conseguiu aquilo que muitos não julgavam ser possivel. Mas foi. Garanto que foi e para ele, para a sua persistência, capacidade de luta e resistência, a maior ovação da noite. Duas voltas à arena, premiando uma actuação completa, digna da máxima figura do toureio que é. Imagine-se, que terminou com um bom par de bandarilhas e inclusive, apeou-se do seu cavalo, como nos bons velhos tempos." 

"Todo o respeito por este ícone da tauromaquia lusa!"(touroeouro 22/07/2018)

"O quarto teve por conta de Marcos Bastinhas, alegre e comunicativo durante toda a sua prestação. Destaca-se um dos seus curtos, numa 'faena' com epílogo num par de bandarilhas, ou não fosse a marca da casa."(touroeouro 22/07/2018)



“Nem eu, nem ninguém acreditaria que poderia voltar às arenas, mas aqui estou com toda a minha entrega e afición”, diz Joaquim Bastinhas... Em declarações ao Toureio.pt, Joaquim Bastinhas após a sua lide disse que, “realmente tem sido uma noite de êxito, uma noite de triunfo. Era a noite e a lide esperada que eu sonhava e que sonhei durante estes três anos de ausência, em que não pude estar depois do acidente gravíssimo que tive e que realmente sonhei, sonhei muito e este sonho concretizou-se hoje e sou uma pessoa feliz, eu e a minha família.”

O cavaleiro de Elvas afirmou ainda que “o querer, a vontade, o esforço, a entrega, tem-me ajudado na minha recuperação, não estou a 100% mas ando lá perto, efetivamente, se fôssemos a pensar nisso passados alguns meses depois do acidente, nem eu nem ninguém acreditaria que poderia voltar às arenas, mas aqui estou com toda a minha entrega, com toda a minha afición e sou uma pessoa feliz hoje.”
Questionado sobre qual será a próxima actuação, Bastinhas deixou claro que “agora já veremos, durante o mês de agosto não vou tourear nenhuma corrida, porque o meu filho tem 19 corridas contratadas mas para setembro iremos fazer mais 3 ou 4.” (toureio.pt Hugo Calado 22/07/2018)





"Uma boa corrida marcou o regresso do "DESEJADO" ( Joaquim Bastinhas)...
Os milagres existem. Desde sempre existem histórias que contam factos reais, porém extraordinários, para os quais, aparentemente, não existe nenhum explicação e que narram situações inverossímeis, como inverosimel foi ontem ver reaparecer J. Bastinhas depois do acidente que sofreu há três anos, e que toda a fé do mundo aleada a uma vontade indómita e a uma paixão infinita, conduziram o toureiro ao seu regresso ás arenas.
Vários toureiros e aficionados de longe e bem longe estiveram presentes, em sinal de respeito, admiração e amizade.
JOAQUIM BASTINHAS...

Sempre que lhe falava ao longo destes três penosos anos, no seu regresso, respondia-me sempre desta maneira : "Só regresso quando me sentir a 150 por cento em forma".
Apresentou-se com uma ganadaria pouco cómoda, e de principio ao fim deu ideia que nunca tinha estado parado.
Que valor... que alma toureira...



MARCOS BASTINHAS

Foi com a emoção que os leitores imaginam que brindou ao Senhor seu pai, uma lide feita de raça e entrega, redonda, que empolgou o público. O último ferro que cravou montado no "Capa Negra", foi o momento mais alto da sua prestação..".(sortes de Gaiola 22/07/2018 João Cortesão)




"Figueira da Foz: Joaquim Bastinhas triunfo na reaparição...Joaquim Bastinhas, que depois de sofrer um grave acidente em 2015, regressou às arenas no Coliseu Figueirense.

Numa lide alegre e acertada, triunfou de verdade, rematando a lide com o tradicional par de bandarilhas. Duas merecidas voltas para Joaquim Bastinhas." (tauronews 22/07/2018)





"Bastinhas: o regresso em grande às arenas...
O cavaleiro Joaquim Bastinhas regressou às arenas na noite de ontem, após o acidente que sofreu em Setembro de 2015. 

A efeméride aconteceu na Figueira da Foz perante uma praça de casa cheia e Joaquim Bastinhas fê-lo com a mesma entrega, raça e querer, como se não tivesse existido interrupção alguma.

Havendo ainda espaço para rematar a sua actuação com o tradicional par de bandarilhas." (naturales 22/07/2018)




                                                                                                             Fotos D.R: