quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Marcos Tenorio: da temporada a imprensa escreveu (III).

Açores - Sanjoaninas
"A ese gran sexto toro le hizo también una espectacular y vibrante faena el cavaleiro de Elvas Marcos Bastinhas, en una lidia que fue creciendo por momentos, como también el propio ejemplar de Sousa, que salió algo frío, como corresponde al comportamiento de su encaste, pero acabó embistiendo sin pausa y con la emoción que proporciona siempre la casta desbordada.Bastinhas lo lució y le citó siempre con mucha distancia, y todas las veces el toro se arrancó de punta a punta de la plaza para que el jinete le esperara y le clavar ferros y banderillas con entrega, llevándole luego toreado con temple y con una fibra que llegó mucho a los tendidos, donde se le ovacionó con mucha fuerza. En el turno anterior, Bastinhas se lució y se recreó ante un toro de Rego Botelho, de origen Jandilla, que tuvo una clase superior al perseguir a sus caballos, aunque su gran volumen y peso hicieron que acabara un tanto desfondado. La otra gran faena de la tarde fue la que le hizo Tiago Pamplona al segundo toro, un ejemplar de Murteira Grave con temperamento y algo falto de ritmo en las embestidas, pero al que el jinete azoreño lidió y toreó, en el estricto sentido de la palabra, con maestría y temple para mejorar su condición." (mundotoro/ Francisco Morgado)



Tomar
"Pouco mais de meia casa preenchida de publico e um cartel composto por duas figuras do toureio, António Telles e Rui Salvador e Marcos bastinhas, cavaleiro de dinastia da nova geração que corrida após corrida vem firmando um percurso importante e certamente um dos valores seguros da actualidade. No tocante a toiros lidou-se um curro da ganadaria de "Vale Sorraia" que saiu em tipo e a pedir contas aos toureiros, fugindo do padrão murubenho tão em moda...a Bastinhas foi o valor,"atrevimento" e emoção imposto pelo seu toureio aos do Sorraia, que apimentaram a noite e redondeou as suas lides..."(Arenascom.blogspot.com / Luís Nunes)


Nazaré
"No outro duo destacou-se Marcos Bastinhas com facilidade "harmonizou" a lide com Sónia Matias... Marcos Bastinhas com um toiro de investida curta mas nobre, esteve em muito bom plano, com uma actuação conseguida  e aplaudida..." (aficionadosdeportugal / Francisco Santos)


Elvas
"Marco Bastinhas não defrauda a sua legião de seguidores. Recebeu a porta-gaiola, parou os touros nos médios e deu vantagem aos seus oponentes. A emoção e verdade que coloca nas suas actuações são evidentes. Leva às bancadas aquilo que faz falta no toureio: A emoção. Transmitir que aquilo que se passa na arena não está ao alcance de qualquer um, que leva o perigo inerente à exposição do seu toureio, é o que Festa necessita. Aquele recorte por dentro, invertendo o galope e com os pitons do touro a escassos milímetros da garupa do cavalo, foram arrepiantes. Necessita e vai encontrar por certo esse repouso do toureio mais templado, mas tem tudo para se converter num toureiro de muito interesse, recordando tempos de Batista ou José João Zoio. Verdade por diante e emoção para levar gente às praças. A segunda lide com que se encerrou esta tourada do São Mateus em Elvas, ficou para recordar com um toureiro disposto, um touro a crescer ao castigo..." (Planetadostouros / Fernando Marques)