segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Marcos Tenorio: da temporada a imprensa escreveu (I)

Desde sempre todos os espectáculos tauromáquicos têm a apreciação ou valoração das lides dos toureiros, escritas ou em imagens, publicadas pelos mais diversos órgãos de comunicação - na sua maioria dedicados ao tema e sendo hoje na sua grande maioria, produzidas através dos sites e blogs dedicados ao tema. Assim, como que fazendo um balanço, retirámos excertos dos artigos publicados sobre Marcos Tenorio ao longo da época 2016, apresentando hoje a primeira série do que foi escrito.


Festival em Monforte
"Bastinhas - sempre! Marcos Bastinhas marcou no terceiro novilho do festival o primeiro ponto alto de uma tarde até então meio morna. Muito bem montado e decidido a manter bem alto o apelido e todo o historial que durante mais de três décadas seu Pai (a recuperar favoravelmente) defendeu e impôs nas arenas, o jovem Marcos toureou "à Bastinhas", com brega impecável, cavalos fantásticos, a alegria paterna e os rasgos de euforia com que ao longo dos anos o Maestro Joaquim Bastinhas fez história em todas as praças - incluindo o arrojado par de bandarilhas, que resultou emotivo e perfeito, e também o salto do cavalo no fim da lide, uma marca da tauromaquia de Bastinhas. Esteve em grande plano e a marcar com a glória costumeira da casa uma imagem e um selo que fazem falta à nossa Festa. Toureou de verdade, com emoção e rigor, pondo a carne no assador, empolgando, emocionando - e são esses os atributos que motivam os aficionados a ir às praças. Muito bem, Marcos Bastinhas..."(Farpasblog / Miguel Alvarenga)


Festival "Rádio Campanário"
"Marcos Bastinhas não deixou os seus créditos por mãos alheias, e arrasou também, sendo premiado com musica após o primeiro ferro curto. Marcos proporcionou um excelente momento a quem o foi ver. Bom início de temporada..."(AficionadosdePortugal / José Luís Figueiredo)


Corrida de toiros de Estremoz 
"Marco Bastinhas foi sem sombra de dúvida o triunfador da tarde. O seu lote, não sendo fácil permitiu ao cavaleiro de Elvas estar sempre muito centrado com os touros, eleger bem os terrenos e não cair no exagero de trazer os touros para tábuas, e as suas lides foram bem estruturadas. Deu vantagens aos touros quando estes o permitiram e pisou-lhe os terrenos quando teve que lhes provocar as investidas. Toureio alegre, variado e emotivo foi o que Marcos Bastinhas ofereceu aos que se deslocaram à praça de Estremoz... a Marcos Bastinhas foi atribuido o prémio para o melhor par de bandarilhas em disputa..." (Planetadostouros / Fernando Marques)