terça-feira, 31 de março de 2015

Sobre Monforte o que se disse e escreveu...


"A corrida prometia e não defraudou. Iria assistir-se a um confronto de vários conceitos de toureio, o que é bom para a "FESTA", pena foi que nem todos os toiros colaborassem no espectáculo.
JOAQUIM BASTINHAS
Começou por receber o toiro correndo-o como mandava a tradição Portuguesa, tradição essa pouco vista hoje em dia, antes da moda de dobrar o toiro, importada do rejoneio. Cedo se percebeu que o toiro era tardo, mas Bastinhas depois dos compridos da ordem (um deles francamente bom) e, tanto porfiou que acabou por cravar três bons curtos, montado no "Amoroso" sendo um deles extraordinário ( grande cavalo, este Amoroso...), arriscando e muito. Sacou ainda o cavalo com que normalmente bandarilha duas mãos, com o qual cravou um ferro a provar e concluiu e bem que na presença de um toiro reservado não se pode bandarilhar sem correr o risco de prolongar demasiado a lide, ou mesmo não conseguir o seu intento."(sortes de gaiola 30/03/2015 João Cortesão)



"MARCO BASTINHAS
Recebe o toiro com o "Capa Negra" que este ano se apresenta em grande forma, dobrando-se com alegria cravando dois compridos, sendo um deles extraordinário. 
Nos curtos sacou o "Sol" (ferro Anão) e cravou ferros de emoção, arriscando ao máximo. Quando o toiro se começou a tornar cada vez mais reservado, então sacou o "Bom Bom" cravando dois ferros á distancia possivel que foi em muito curto com a dificuldade inerente a estes terrenos. Nesta troca de cavalo, ficou patente o seu entendimento do astado que tinha por diante. Marco Bastinhas está moralizado, e mostra uma madurez de toureio que o vai projectar cada vez mais..." (sortes de gaiola 30/03/2015 João Cortesão)


"Joaquim Bastinhas esteve ao seu melhor nível..." (farpasblog 29/03/2015 Miguel Alvarenga)........."Marcos Bastinhas teve uma triunfal actuação frente a um toiro que colaborou pouco."(farpasblog  29/03/2015 Miguel Alvarenga)


"Joaquim Bastinhas esta tarde em Monforte voltou a mostrar o grande momento que atravessa, momento que vem já desde a temporada passada e ao que parece vai prolongar-se, já que o poder do cavaleiro em cada actuação é mais acentuado, tanto face aos toiros, assim como perante os colegas, tal a garra que o cavaleiro de Elvas imprime às suas lides. Esta tarde em Monforte demonstrou-o perante um “Passanha” com presença, reservadote mas que acabou por se deixar. Bastinhas foi moldando-o ao seu estilo e alcançou com o “Amoroso” o caminho do sucesso. Terminou a sua actuação com o “Duque”, provando que está noutra divisão." (aficionados de portugal 29/03/2015 Francisco Santos)


"Marcos Tenório teve uma actuação que marcou a tarde frente a um “Passanha” que saiu com pata e a empurrar e ao qual o cavaleiro deitou a mão logo quando o recebeu dobrando-se com ele a mostrar quem mandava na arena, cravando o primeiro comprido a impôr respeito. Com o “Capa Negra” depois de dois compridos crava ainda um curto, tendo já a posse do seu adversário. Com o “Sol” selou em definitivo o êxito da sua actuação, que reafirmou e encerrou com o “Bombom”..."(aficionados de portugal 29/03/2015 Francisco Santos)



"A abrir Joaquim Bastinhas para lidar um Passanha que não se prestou ao luzimento. Com sempre, Bastinhas deu a volta ao texto puxando dos seus galões....." (planeta dos touros 28/03/2015 Fernando Marques)


"Gostei francamente das actuações embora com conceitos distintos, dos dois mais novos que integravam o cartel. Marcos Bastinhas depois de todo este tempo de paragem, vem como a mesma garra, conseguiu por vezes, pese as condições de lide pouco favoráveis do Passanha, levar-nos a entender o que quer com o seu conceito do toureio. Quando o conseguir em plenitude e conseguir momentos de maior temple nas reuniões, é um toureiro de muito interesse...." (planeta dos touros 28/03/2015 fernando Marques)