quarta-feira, 25 de março de 2015

Recortes de imprensa sobre Santarém:


"Na monumental praça de toiros de Santarém realizou-se o festival a favor da “Casa do Rapaz”, instituição solidária daquela cidade. O tempo prometia chuva no entanto tal acabou por não acontecer e o publico que preencheu cerca de um quarto de casa da monumental escalabitana pôde seguir uma corrida cujo cartel contou com a participação dos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas, Tiago Carreiras, Ana Rita, Luís Rouxinol jr e Mara Pimenta. As reses que se lidaram pertenciam ás ganadarias de “Lopes Branco”, “silva Herculano”, “Branco Núncio” e “António Silva”. Pegaram os Gr. Forcados Amadores de Santarém e Vila Franca de Xira. Joaquim Bastinhas lidou o primeiro da tarde com desenvoltura e arte rubricando uma actuação de excelência.......Marcos Tenório foi o cavaleiro da tarde ao pôr em evidência todo o seu poder lidador assim como um valor incomparável. Marcos Tenório Bastinhas protagonizou ferros tremendos pelos terrenos que pisou e pela forma como abordou o seu adversário...." (planeta dos touros - 23/03/2015 Fernando Marques)


Crónica de Santerèm...
"Um espectáculo divertido, em que a maioria dos novilhos lidados apresentaram problemas. Para recordar ficam dois curtos de Marcos Bastinhas de grande emoção..
Tarde fria com mais público do que era suposto, em que cavaleiros e forcados se entregaram com paixão, pese embora propiciado pelo o ambiente de tempo agreste.  Joaquim Bastinhas - A corrida começou com a sua actuação, e Bastinhas quebrou o gelo de uma tarde desagradavel como só ele é capaz.Os dois compridos no novo cavalo ferro João Diniz, foram de boa execução, sobretudo o primeiro. Nos curtos, pese embora o facto do novilho ser  tardo e não transmitir, o cavaleiro esteve por cima do oponente dando á lide, aquilo que o novilho não tinha, entusiasmando o público presente. Joaquim Bastinhas, mostrou a quem duvidasse que está aí  para lutar pelos lugares primeiros...................MARCOS BASTINHAS - Recebeu de forma excelente o novilho cravando compridos de grande valor. Nas bandarilhas cravou ferros de grande emoção no DOLAR (ferro João Moura) que resultaram nos melhores momentos da tarde. Rematou brilhantemente a lide montado no ACTOR com sortes alegres de adorno, tirando partido de uma "passage" que enobreceu o seu desempenho. Este cavaleiro promete , para esta temporada. "  ( sortes de gaiola - 23/03/2015 João Cortesão )


"Com efeito, o toiro saído em terceiro lugar, com ferro e divisa de Branco Núncio, teve imensa qualidade nas suas investidas, codicioso, arrancando-se de todos os lados desde que provocado, com alegria, a carregar depois dos ferros. Foi bravo e com raça e com ele se entendeu bem Marcos Bastinhas, com dois bons ferros compridos e um terceiro curto de excelente nota pela forma como entrou nos terrenos do toiro. Uma lide muito promissora em arranque de temporada.
A primeira actuação da tarde esteve a cargo de Joaquim Bastinhas frente a um colaborador exemplar de Lopes Branco, que mostrou também raça e classe. Bastinhas soube lidá-lo com a habitual maestria e a lide foi em crescendo nos curtos, os dois últimos de muito boa nota para rematar com o seu habitual par de bandarilhas exigido, como sempre, pelo público." (barreira de sombra - 24/03/2015 António Lúcio)