quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A propósito do Jantar do passado dia 3 de Novembro da Tertúlia Eborense e Joaquim Bastinhas.

Escreveu Manuel Peralta Godinho e Cunha acerca do jantar tertúlia, realizado no passado dia 3 de Novembro na Pousada dos Loios - Évora, data em  que a tertúlia Eborense decidiu ter como convidado o cavaleiro Joaquim Bastinhas: 
Évora, 15 de Maio de 1983
"Faz regularmente a Tertúlia Tauromáquica Eborense um jantar mensal na Pousada dos Loios em Évora e neste mês de Novembro teve como convidado especial, o cavaleiro Joaquim Bastinhas.
Assim, na noite de 3 de Novembro de 2014, os aficionados presentes nesse jantar tiveram a oportunidade de ouvir Joaquim Bastinhas fazer um detalhado historial do seu percurso como cavaleiro tauromáquico, com destaque para a sua alternativa na Praça de Toiros de Évora, na tarde de 15 de Maio de 1983, concedida por José Mestre Batista e com o testemunho de João Moura e os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Évora. Tarde de Concurso de Ganadarias - o mais importante e prestigiado do país -  que durante muitos anos foi organizado pela Tertúlia Tauromáquica Alentejana e que sempre o preparou com esmero e um cuidado muito especial na escolha dos toiros participantes. Nessa corrida de alternativa, o toiro lidado para o efeito era da ganadaria dos Herdeiros de João Núncio e Joaquim Bastinhas montava o cavalo Rouxinol, com ferro Rio Frio.
Nos anos que se seguiram, o toureio de Joaquim Bastinhas revelou-se com imenso carisma, que chegava ao público com facilidade e assim se tem mantido com regularidade em mais de 30 anos como cavaleiro profissional.

(Da direita para a esquerda) Jorge Marques, José Tello Barradas, Joaquim Bastinhas, João Carlos Chambre.
Joaquim Bastinhas referiu-se reconhecido a todos os seus apoderados, com destaque especial ao saudoso José Tello Barradas. Também não deixou de recordar com carinho a figura de seu Pai, que sempre acreditou nas suas possibilidades e o incentivou na carreira tauromáquica.
Recordou também os seus cavalos, alguns dos quais o ajudaram a ser uma figura do toureio, nomeadamente aqueles que lhe têm permitido bandarilhar a duas mãos. A sua imagem de marca!
Hoje Joaquim Bastinhas continua a tourear com a mesma vontade, sempre querendo superar-se a si mesmo e com um objectivo muito importante: o ser uma referência, no mundo do toureio a cavalo, para o seu filho.
Foi um agradável jantar de tertúlia e um dos que ficarão na memória dos que tiveram o privilégio de estar presente."

Évora 22 de Junho de 2014 com o "Amoroso".