quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Marcos Tenorio: 10 anos de alternativa.





VIDA COM SENTIDO

Nasceu a ideia de se reunirem alguns textos sobre o jovem Cavaleiro Marcos "Bastinhas", no momento em que se assinalam os seus 10 Anos de Alternativa. Honrado pelo convite, aqui deixo a minha mensagem de felicitações, face à ainda curta carreira e não só.
Confesso que, desde há muito, fui reconhecendo em Marcos um jovem promissor, que se foi afirmando e confirmando como um dos novos valores da Tauromaquia a Cavalo do nosso País, com legítimas razões para triunfar, em absoluto, e também, além-fronteiras!
Superação é uma das suas características, algo que ficou totalmente demonstrado aquando da gravíssima lesão sofrida num pulso, na Escola de Mafra. Soube sofrer e lutar para conseguir recuperar a sua condição de Cavaleiro Tauromáquico, quando muitos temiam o pior. Ele acreditou sempre e provou, em toda a escala, "ser um Bastinhas"... E venceu!!!
Por outro lado, demonstrou personalidade bem própria, conquistando a sua trajectória artística pessoal, onde, obviamente, a alegria que transmite nas lides, a própria indispensável capacidade de transmitir as emoções ao público (que é sempre o grande juiz!), a entrega total numa bem dominada arte de bem montar, a dose fundamental do improviso e de saber pensar na cara dos touros, tudo ele teria de ter, por via de genes, talento e intuição!
Cedo começou a dar garantias de sucesso, para felicidade de seu Pai e de seu Avô, este que, Lá em Cima e em Paz descansando, estará desfrutando destes (já) dez anos de Alternativa! Muitas mais temporadas esperam por Marcos (sempre) "Bastinhas", também um Filho que soube dar à Vida o melhor sentido que ela tem!!!
Daqui lhe envio o meu abraço sincero!

                                                        Maurício do Vale


Falar de Marcos Bastinhas é um prazer, uma honra e é com facilidade e amizade que o faço. Conheço o seu Pai há muitos anos e talvez tenha sido das primeiras pessoas do mundo dos toiros a conhecer a Senhora sua Mãe Helena Nabeiro. Uma pessoa com um nível fora do normal, aliando a sua beleza a uma serenidade e a uma educação esmerada que marcava a diferença onde quer que estivesse. Marcos é um misto  de calma e personalidade de sua Mãe com a irreverência e de homem de luta de seu Pai. 
Ao longo dos anos acompanhei a sua carreira que sendo ainda curta já marcou a diferença por onde passa e tem hoje um publico fiel de seguidores. Não terá sido fácil para ele estar na senda das comparações com o seu progenitor mas a verdade é que Marcos conseguiu a pouco e pouco ir impondo o seu estilo e ter a maturidade suficiente para fazer o seu caminho. Os seus genes estão lá mas o seu Toureio não depende de estigmas nem de lides trazidas de casa. Faz o que tem a fazer com respeito pelo publico e sabe medir bem o que o publico quer e dele exige. Optou por um caminho mais dificil que é tourear todo o tipo de toiros sem imposições. Defende o verdadeiro Toureio a Cavalo sempre com a noção do que é bem feito e do que agrada mas colocando sempre tudo em cada lide que desenha na arena. Tem a responsabilidade de ser Cavaleiro de Dinastias mas supera bem essa situação impondo-se e sendo ele mesmo. 
10 Anos de Alternativa é uma data que ficará sempre na sua memória. Hoje, com Família constituída e com mais esse apoio, a sua responsabilidade, a sua maturidade, a sua personalidade tornam tudo  mais fácil pois esses componentes e esses sentimentos levam-no a estar feliz mas ambicioso e conseguir alcançar as metas a que se propôe e chegar a Figura de Época.
Parabéns Marcos!  
                                                                                                   João Cortesão