quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz Ano Novo - que 2015 seja um ano de êxitos para todos!


“Ora cá estamos, uma vez mais, no último dia do ano. Tivemos o privilégio de viver mais 365 dias, fazendo deles o melhor que soubemos ou conseguimos. Que 2015 a todos permita continuar a lutarem pelos seus sonhos, pelas suas ambições, pelos seus ideais. – Peço que o sorriso das crianças, nunca desapareça dos seus rostos, tal e como o poder de quem profere as palavras saiba ser leal, transparente e sincero. Quanto a mim prometo-vos a mesma lealdade, o mesmo profissionalismo toureiro de sempre, e como sempre continuar a contar com “a alegria e entrega do Bastinhas”. Faço parte de vocês, tal como vocês são a razão, pela qual sou toureiro. Assim foi, assim será e assim farei para que se mantenha, e certamente 2015 voltará a ser uma vez mais a prova do que vos digo. Juntos e com o vosso apoio, certamente triunfaremos. Saúde, Paz, Trabalho, e que acima de tudo que sejam felizes, são os votos deste vosso amigo, toureiro, e companheiro nas praças e caminhos da vida!

Elvas 31 de dezembro de 14
Joaquim Bastinhas 


Nona Sinfonia

É por dentro de um homem que se ouve
o tom mais alto que tiver a vida
a glória de cantar que tudo move
a força de viver enraivecida.

Num palácio de sons erguem-se as traves
que seguram o tecto da alegria
pedras que são ao mesmo tempo as aves
mais livres que voaram na poesia.

Para o alto se voltam as volutas
hieráticas    sagradas    impolutas
dos sons que surgem rangem e se somem.

Mas de baixo é que irrompem absolutas
as humanas palavras resolutas.
Por deus não basta. É mais preciso o Homem. 




terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Joaquim Bastinhas pelo mundo.

Joaquim Bastinhas no seu dilatado curriculum tauromáquico, conta com actuações nos quatro cantos do mundo. Desde sempre, mesmo quando ainda era praticante, o cavaleiro de Elvas já se aventurava por praças de Espanha e França. Se bem que não sendo praças de renome, a verdade é que Bastinhas tem uma larga trajectória fora de Portugal. Como dado curioso e desconhecido de muitos Joaquim Bastinhas toureia em Las Ventas, lidando toiros do "Marquês de Ruchena", alternando com Rafael Peralta, Angel Peralta, Antonio Ignacio Vargas, Javier Buendia e Luiz Miguel Arranz um ano antes de tirar a alternativa (15 de Agosto em Èvora). Nas temporadas de 1989, 1990 e 1991, atravessa o "charco" e toureia no México. Também na temporada de 1989 toureia na Grécia com António Telles e o matador espanhol António Posada. Antes ainda actuou em Macau na temporada de 1986,tendo como companheiros António Telles, Rui Salvador, Miguel Fernandes e o matador de toiros Víctor Mendes. Em 2012 Joaquim Bastinhas toureia de novo Na América do Sul, na feira taurina "Del Sol" da cidade de Mérida, contando com Marcos Tenorio Bastinhas, como um dos companheiros de cartél. Regressando à Europa, em Espanha e França, o maestro de Elvas toureou em todos os grandes palcos da tauromaquia: Madrid, Sevilha, Saragoça (Espanha), Nimes, Arles, Béziers (França) entre muitas outras. 


Em Madrid com o Trinco frente a um bom moço de "Alonso Moreno de la Cova".

Sevilha na despedida de Rafael Peralta, 

Macau: Ásia, a praça de toiros toda ele construida em bambu, sem um único prego ou braçadeira em ferro ou aço.
Macau, um ambiente e um publico diferente, mas interessado 


E da Ásia até ao Continente Americano. Califórnia onde toureou por diversas vezes nas praças de toiros de Stevinson, Thurlock onde granjeou grande ambiente


Em Stevinson com Rogério Amaro seu apoderado e a quadrilha constituida por João José e José Carlos Biscainho


Thurlock onde toureou em várias ocasiões a ultima das quais num cartel de pais e filhos: Joaquim Bastinhas e Marcos Tenorio Bastinhas, João Carlos Pamplona e Tiago Pamplona. 

E da Califórnia até ao México, País onde rumou três épocas consecutivas, quando apoderado por Fernando Camacho e a convite de Gaston Santos, toureou nas praças de toiros de Mazatlan, Aguascalientes, chicuanan


Na temporada de 2012, Joaquim Bastinhas toureia na "Feria del Sol", na cidade de Mérida, em Venezuela.
Em Mérida Bastinhas alternou com Marcos Tenório Bastinhas, José Luís Rodriguez e Juan Rafael Restropo 


E da América regressamos á Europa, mais precisamente a França, onde Bastinhas conquistou há muito o publico gaulês, gozando de grande cartel junto dos aficionados franceses. 


Béziers


Joaquim Bastinhas na corrida de rejoneio da Feira de Arles lidando um exemplar de "Bohorquez"

Praça de toiros de Arles
Praça de toiros de Nimes

Assim fizémos uma "breve viagem" pelo estrangeiro com Joaquim Bastinhas.  Europa, Asia, América foram alguns dos continentes onde toureou o maestro de Elvas. Voltaremos ao tema. Até lá ficam convosco as imagens. 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

As imagens de Joaquim Bastinhas. 2014 em retrospectiva (parte II)

Continuando a nossa resenha do ano 2014 de Joaquim Bastinhas, apresentamos-vos imagens de mais alguns dos treinos, que preencheram o quotidiano diário de Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório Bastinhas . Ter a quadra preparada, "a ponto", em qualquer momento do ano - é um hábito instituído nesta casa toureira há muito.


Marcos e Joaquim Bastinhas com o "Faraó" e "Eneias", ambos produtos da coudelaria "Helena Nabeiro Tenório"

Joaquim Bastinhas desfrutando com o "Zico"

Joaquim Bastinhas em tarde de inspiração com o "Eneias"

"Eneias" com o qual Joaquim Bastinhas recebeu o de "Romão Tenório", na primeira do S. Mateus 2014

De regresso ás "Algramassas" Marcos toureando com o prometedor "Faraó"

"Zico" outro dos cavalos da quadra de Joaquim Bastinhas que deu nas vistas, sobretudo na primeira metade da  temporada.

Nas "Algramassas" com o "Eneias" e o "Zico"

Bastinhas com o "Amoroso", frente ao "Passanha", no Campo Pequeno

Outubro no Campo Pequeno, Bastinhas frente ao "Vinhas, com o "Amoroso"

E por hoje é tudo. Despedimo-nos com a actuação do Maestro, na que encerrou a temporada 2014 do Campo Pequeno.




domingo, 28 de dezembro de 2014

Bastinhas não é só Joaquim, mas também Marcos Tenorio Bastinhas!


Com uma temporada infelizmente inacabada, devido ao acidente sofrido em Albufeira, Marcos Tenorio Bastinhas vinha no entanto marcando a temporada, com actuações que conquistaram o publico e colocaram-no como uma referênçia até então, da temporada 2014. Talvez por isso mesmo, as referências, menções honrosas e outros troféus (valor e incentivo), estejam a ser atribuídos com todo o mérito ao jovem toureiro provando todo o seu valor e interesse para o toureio a cavalo actual.


Momentos 2012

Redondo 2011: apoteose do toureio a cavalo.

"No toureio há sempre que arriscar." (revista equitação)

Mas se quiser rever isto e muito mais basta: www.marcos-tenorio.com


sábado, 27 de dezembro de 2014

"Algramassa": um sonho conquistado - um pedaço da vida de Joaquim Bastinhas.

Ocupar uma posição destacada na tauromaquia exige muito trabalho, mas acima de tudo dedicação, gosto,  e sem duvida (talvez seja esta a base de todos os sucessos): "viver as 24 horas do dia para o toureio e em toureiro.". Para isso há que criar,  ou ir criando as condições necessárias, há pratica diária do toureio. Assim cada toureiro, na medida das suas possibilidades, e também das suas  ideias e gosto pessoal, cria o seu próprio espaço de trabalho, não raras vezes um pedaço de si mesmo. Joaquim Bastinhas tem criado com particular carinho esse seu pedaço - as "Algramassas".