quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Joaquim Bastinhas... para além do toureio, e do artista.

Joaquim Bastinhas como cavaleiro tauromáquico - ou como figura do toureio a cavalo dispensa apresentações. Muito já foi dito nesta resenha que temos estado a fazer sobre o ano, ou a temporada 2014 do cavaleiro de Elvas. Mas para além das arenas e de toda a arte e magistério que a tauromaquia de Bastinhas mistifica entre a raça, a arte, a irreverencia, mas também o imprevisível, personificado no seu próprio estilo e forma de entender e desfrutar o toureio, tornam-no um caso á parte; distinto, muitas vezes polémico. Porque no toureio de Joaquim Bastinhas não há lugar para "meias tintas": ou se entende, ou se gosta - ou então não. Isto só acontece e é uma das características intresincas ao toureio dos grandes mestres. Só as figuras de eleição conseguem ser "verdadeiras" na sua arte, polémicas por marcarem a diferença - MAS GRANDES NA SUA ARTE, PODEROSOS EM  VALOR: DISTINTOS SEMPRE!  


Todos aqueles que conseguem entrar no restrito circulo das verdadeiras figuras do toureio, aqueles cujo tempo não consegue apagar as memórias da sua arte, dos momentos que protagonizaram, que marcaram ou marcam a diferença - esses são os verdadeiros MAESTROS....


mas como ia-mos dizendo, o toureio se é? E é! Parte integrante do homem Joaquim Bastinhas, também a vida de carácter social, ou em sociedade, não é descurada por Joaquim Manuel Carvalho Tenório. Para além do toureiro, há também em Bastinhas o empresário, o cidadão, o agricultor, enfim todo um universo, que só mesmo Bastinhas e só Bastinhas sabe como gerir e conviver. Demonstrando tudo o que até foi escrito, ao sabor  da liberdade do pensamento, sem correcções, estrangeirismos ou acordo ortográfico... imagens, momentos - tudo aquilo que e como se queira interpretar, mas sempre, tal como em toureio, com a verdade que caracteriza Bastinhas. Que define Joaquim Bastinhas!   















"Portugal no coração. Elvense sempre!"



"toureiro até ao fim!"