quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Joaquim Bastinhas na Pousada dos Loios a convite do grupo de amigos denominado "Tertúlia Eborense" no próximo dia 3 de Novembro.


Realiza-se no próximo dia 3 de Novembro, mais um jantar tertuliano na Pousada dos Loios em Évora, levado a cabo por um grupo de amigos, que há trinta anos se reúne, todas as primeiras segundas-feiras de cada mês. Este jantar de amigos da “Tertúlia Eborense”, assim são apelidados, terá este mês de Novembro como convidado, o cavaleiro Joaquim Bastinhas, para falar da sua carreira, da sua temporada e da tauromaquia em geral.



Imprensa hoje: "O Marcos vai voltar com mais força e ilusão..."

"O A época de 2014 foi madrasta para este cavaleiro, mas quem o conhece sabe que agora que está recuperado, vai voltar com ainda mais força.
Quem conhece a sua evolução, lembra-se dele em amador e praticante praticando um toureio mais clássico, montado no cavalo de ferro "Pinto Barreiros". Depois evoluiu para um toureio de mais emoção e espectacularidade e a sua margem de progressão ainda é grande.
Por tudo isto e por tudo o que tem demonstrado, espero e desejo~lhe uma época de 2015 em grande, como ele merece. Basta seguir o exemplo do Senhor seu pai para triunfar...Marcos vai voltar com mais força e ilusão..." (sortes de gaiola)

  www.marcos-tenorio.com

Marcos Tenório Bastinhas: momentos de referênçia de um jovem toureiro.


Apesar de ter interrompido a temporada, pelo motivo que todos sabem, Marcos Tenório Bastinhas foi protagonista de momentos unicos, em que o jovem cavaleiro de Elvas, soube conjugar arte, arrojo e a irreverênçia natural da sua própria personalidade reservada; mas quando transportada para o toureio, são pura magia - aquela que só mesmo um toureio sabe imprimir à sua obra. Alguns desses momentos em :
www.marcos-tenorio.com

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Arte, poder, classe - momentos de puro toureio por Marcos Tenório Bastinhas!


www.marcos-tenorio.com

Recortes de imprensa sobre a ultima da temporada de Joaquim Bastinhas:


“Um concurso de ganadarias pobre cujos exemplares apresentados, justos se apresentação e na maioria desprovidos de classe, não permitiram que os toureiros se luzissem.
JOAQUIM BASTINHAS
A um toiro distraído, andarilho e com arrancadas de manso que tinha deficuldades em se fixar, deu uma lide séria, a única lide possivel.De salientar o 2º comprido e os curtos, em que teve que jogar tudo, arriscando e só assim conseguindo curtos de muito valor.Para se avaliar as dificuldades do toiro, basta dizer que o público compreendendo essas dificuldades, nem pediu como é hábito o par a duas mãos com que Bastinhas normalmente acaba as suas actuações.Ficou para quem viu, a seriedade e o saber de um toureiro que toureia todos os toiros e que dá a cada um a lide correcta.”… (sortes de gaiola 27/10/2014 João Cortesão)


A monumental “Celestino Graça”, encerrou a sua temporada 2014, no passado sábado. Uma corrida de beneficência a favor da misericórdia da cidade das “portas do sol”, tão bem descrita na obra literária de Almeida Garrett, “Viagens na Minha Terra”. Apesar do sol quente de outono que iluminou a tarde, o público acorreu em número reduzido á praça de toiros, apesar dos aliciantes do cartel – corrida concurso de ganadarias com seis cavaleiros, cujo cabeça de cartaz foi “El comandante” Joaquim Bastinhas: cinquenta e quatro corridas toureadas; triunfos rotundos em Évora, Elvas, Albufeira, Portalegre, Moita, Caldas da Rainha, Lisboa - mais duas alternativas concedidas(23): José Carlos Portugal e Filipe Ferreira… verdadeiramente diabólico, sobretudo quando em praça surgiu o binómio Bastinhas/”Amoroso”… coube ao “comandante”, Joaquim Bastinhas (porque também conta com trinta e um anos de alternativa) lidar o primeiro da tarde de “Falé Filipe” em substituição do titular de “S. Martinho”. Certamente não foi o adversário desejado pelo cavaleiro de Elvas para fechar a sua temporada - mas isso também não o impediu, como é seu timbre, dar a volta á sorte e perante um toiro que saiu distraído, descaindo para tábuas, andarilho e com investida dura no momento do ferro, as armas eleitas pelo “comandante”, foram o tal “Amoroso” (de que tanto se fala) de início, e depois o experiente “Tivoli”, arrumaram a questão, muito por cima daquilo que o “Inimigo” merecia. Assim se despediu Bastinhas da sua trigésima primeira temporada, sem dúvida o “comandante” da temporada 2014, em êxitos, número de corridas toureadas e toiros lidados; bravos, mansos, assim assim, todos tiveram a sua lide, não olhando a divisas ou encastes. Joaquim Bastinhas todo um caso!”….. (tauromaquia 27/10/2014 Rosário Vistas)

Foto Emílio de Jesus
“Com o toiro extra-concurso, que não complicou, o Maestro Joaquim Bastinhas teve uma lide séria e vibrante, destacando-se no segundo comprido e em dois bons curtos, desta vez sem o par e sem o salto do cavalo, também sem volta, limitou-se a vir ao centro da arena agradecer os aplausos por uma lide brindada ao seu amigo Carlos Parente.”… (farpas blog 27/10/2014 Miguel Alvarenga)





                                          

sábado, 25 de outubro de 2014

Joaquim Bastinhas encerrou a sua temporada 2014 esta tarde em Santarém: 54 festejos toureados e indiscutivelmente o triunfador da época taurina 2014!

   
Sem dúvida Corrida benéfica para a misericórdia da cidade scalabitana, com um cartel constituído pelos cavaleiros, Joaquim Bastinhas, Sónia Matias, Pedro Salvador, Filipe Gonçalves, Marcelo Mendes e a praticante Mara Pimenta. Forcados Amadores de Santarém e Évora e toiros de diversas ganadarias: “Lopes Branco”, “António Silva”, “Conde Cabral”, “Manuel Veiga”, “S. Martinho” e “Falé Filipe”. Em tarde de calor, a monumental de Santarém registou uma entrada que preencheu um quarto de casa da sua lotação. Joaquim Bastinhas abriu o espectáculo frente a um toiro de “Falé Filipe”, em substituição do de “S. Martinho”. O cavaleiro de Elvas recebeu-o no “Amoroso”, mas depressa viu que a tarefa não iria ser fácil. Uma vez mais esta temporada com o “santo de espaldas” no sorteio, Bastinhas demonstrou todo o seu saber e acima de tudo a sua raça, nunca virando a cara ou baixando os braços a qualquer dasafio. O de “Falé Filipe”, bem apresentado e de bonita pelagem castanha torrado, saiu distraído e andarilho, colocando sempre muitas dificuldades em deixar-se colocar. Assim Joaquim Bastinhas desenvolvendo uma brega apurada construiu uma lide sólida, onde não havia muito a fazer. Dois compridos no “Amoroso”, aguentando na crença natural, chegaram de imediato, para receberam as palmas do público. Nos curtos a maestria de Bastinhas, aliada aos muitos toiros lidados com o “Tivoli”, esta e outras temporadas, foram a combinação certa, para estar por cima e levar de vencida o hastado, recebendo uma vez mais os aplausos e carinho do público, e terminar uma temporada que todos designam “de oiro esta de 2014, que se irá juntar a outras mais, vividas ao longo dos seus trinta e um anos de alternativa.



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Disse Bastinhas? Joaquim Bastinhas?


Ontem!


Hoje!


Amanhã!

Imprensa hoje:


“Amanhã em Santarém: Bastinhas encerra temporada de ouro.
O Maestro Joaquim Bastinhas (foto) encerra amanhã emSantarém a sua temporada de ouro. O famoso cavaleiro de Elvas é o cabeça de cartaz da corrida a favor da Santa Casa da Misericórdia da capital ribatejana, alternando com Sónia Matias, Pedro Salvador, Filipe Gonçalves,Marcelo Mendes e Mara Pimenta. Pegam os forcados deSantarém e Évora e lidam-se toiros de várias ganadarias. A corrida inicia-se às 16h30.” (farpasblog 24/10/2014 Miguel Alvarenga)


“Tertúlia Aeminium (Coimbra) elege Maestro Bastinhas como o grande triunfador da temporada.
A Tertúlia Aeminium, de Coimbra, anunciou os vencedores dos seus troféus anuais, considerando o Maestro Joaquim Bastinhas (foto) como o grande triunfador da temporada portuguesa e Diego Ventura da temporada espanhola. Foram ainda galardoados a cavaleira praticante Mara Pimenta e o amador António Núncio, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, o forcado António Faria (Grupo de Vila Franca), o novilheiro João Augusto Moura, o bandarilheiro Joaquim Oliveira, o peão de prega António Telles Bastos, a empresa "Montemor é Praça Cheia", a ganadaria de José Palha(melhor toiro) e, no que concerne à imprensa, Solange Pinto (site "touro e ouro") e o repórter fotográfico Pedro Batalha. Foram ainda atribuídos os troféus "Prestígio" a Rui Bento Vasquez, ao cavaleiro Vasco Taborda, ao forcado Fernando Hilário (antigo elemento dos Amadores de Montemor e ex-cabo dos Forcados Lusitanos) e ao bandarilheiro Paco Duarte. Ao cronista João Cortesão foi atribuído o prémio "Beirão Ilustre". (farpas blog 24/10/2014)


Maestro Joaquim Bastinhas “Maximum attack!”
“O cavaleiro Joaquim Bastinhas ao que tudo indica encerra amanhã a sua temporada perfazendo 54 corridas de toiros em que participou no nosso País. Uma soma verdadeiramente notável, para um consagrado que leva 31 temporadas como profissional e… 58 anos de idade. Pode-se dizer: Bastinhas a fundo em: “Maximum ATTACK!” (Tauromaquia 24/10/2014 Francisco Santos)


Segundo informações oficiais, Joaquim bastinhas é o lider destacado em numero de corridas esta temporada…Completa amanhã em Santarém a 54ª corrida...Com 31 anos de alternativa, é obra... (Sortes Gaiola 24/10/2014 João Cortesão)



"Bastinhas também é "number one" em Coimbra!A Tertúlia Aeminium de Coimbra já divulgou os triunfadores da temporada segundo a opinião dos seus associados. Publicamos de seguida os triunfadores da temporada na ótica dos tertulianos

PRÉMIOS PRESTÍGIO:

Cidadão do mundo: Rui Bento Vasquez
Carreira: Vasco Taborda
Carreira: Fernando Hilário
Carreira, Aficcion e Amizade - Paco Duarte 


PRÉMIOS TEMPORADA

Imprensa - Solange Pinto “Touroeouro” 
Empresa - Montemor é praça cheia
Melhor Toiro - José Palha 

Cavaleiro triunfador da temporada em Portugal - JOAQUIM BASTINHAS

Cavaleiro triunfador da temporada em Espanha -Diego Ventura
Cavaleiro praticante: Mara Pimenta
Cavaleiro amador: António Núncio
Grupo de Forcados: G.F.A. de Lisboa
Novilheiro: João Augusto Moura
Forcado: António Faria "Grp de Vila Franca "
Bandarilheiro: Joaquim Oliveira
Peão de Brega: António Telles Bastos
Fotógrafo: Pedro Batalha
Prémio Beirão Ilustre - João Cortesão
(Diário Taurino 24/10/2014 Hugo Teixeira)





quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Joaquim Bastinhas triunfador da temporada 2014.



A tertulia "AEMINIUM", tornou hoje publico os melhores da época tauromáquica  2014. Joaquim Bastinhas foi o eleito para o galardão atribuido  ao triunfador da temporada. Assim os distinguidos são:

PRÉMIOS PRESTÍGIO:
Cidadão do mundo: Rui Bento Vasquez
Carreira: Vasco Taborda
Carreira: Hilário
Carreira, Aficcion e Amizade - Paco Duarte
PRÉMIOS TEMPORADA
Imprensa - SOLANGE PINTO “Touroeouro” 
Empresa - Montemor é praça cheia
Melhor Toiro - José Palha
Cavaleiro triunfador da temporada em Portugal - JOAQUIM BASTINHAS
Cavaleiro triunfador da temporada em Espanha - DIEGO VENTURA
Cavaleiro praticante: Mara Pimenta
Cavaleiro amador: António Núncio
Grupo de Forcados: G.F.A. de Lisboa
Novilheiro: João Augusto Moura
Forcado: António Faria "Grp de Vila Franca "
Bandarilheiro: Joaquim Oliveira
Peão de Brega: António Telles Bastos
Fotógrafo: Pedro Batalha
Prémio Beirão Ilustre - João Cortesão





Joaquim Bastinhas: uma figura para a historia do toureio a cavalo!


Diz-se que "recordar é viver." As imagens que aqui poderão apreciar, é reviver o passado, o presente e sem duvida conjugar o futuro.

Tertulia "AEMINIUM" atribuiu galardão do triunfador da temporada a Joaquim Bastinhas.




Os tertulianos da "AEMINIUM" reunidos decidiram:

Cavaleiro triunfador da temporada em Portugal - JOAQUIM BASTINHAS





quarta-feira, 22 de outubro de 2014

De novo Beja e o que se tem escrito sobre a actuação Joaquim Bastinhas.



“O festejo ficou marcado por mais um grande triunfo do Maestro Joaquim Bastinhas, imparável nesta recta final da sua 31ª temporada como destacado profissional e que mantém inalterável o seu estatuto de primeiríssima Figura e, mais que isso, de grande triunfador desta época de 2014. Utilizou quatro dos seus cavalos craques, frente a um bom toiro de Romão Tenório e terminou com um enorme par de bandarilhas em terrenos de compromisso, deixando o público em delírio.” (farpas blog 22/10/2014 Miguel Alvarenga)













Foto Emílio de Jesus




Foto Emílio de Jesus