segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ainda sobre o êxito de Joaquim Bastinhas no passado sábado em Èvora.

A critica tem sido unânime, perante o êxito alcançado pelo maestro Joaquim Bastinhas, no passado sábado em Évora na tradicional e emblemática, corrida do S. Pedro. Hoje no "farpas blog" pode-se ler:  

(Foto Emílio)
“Parecia que o tinham "picado". Em Évora, Joaquim Bastinhas esteve simplesmente magistral, à antiga, de frente, a lembrar tempos de glória. Quem sabe, sabe sempre!” (farpas blog).

Imprensa: "Joaquim Bastinhas em noite de inspiração, no S. Pedro em "Évora".


(Foto Hugo Teixeira)

“Os “velhos” ainda têm uma palavra a dizer, mas este sábado, em Évora, ficou bem patente que o futuro da festa passa pelo “novos” toureiros…Abriu praça Joaquim Bastinhas que desde cedo atacou o oponente e foi desenvolvendo uma lide em crescendo. Terminou a sua passagem com um grande par e com o público rendido à sua entrega e popularidade…” (diário taurino).

“Abriu a noite Joaquim Bastinhas que esteve por cima do Passanha que teve por diante, um touro que era tardo nas investidas. O cavaleiro de Elvas realizou uma lide bem ao seu estilo, estando bem nos compridos, sendo nos curtos que fez o público ovacionar de pé. Uma lide que culminou com um bom par de bandarilhas a duas mãos…” (toureio.pt)


“Abriu praça Joaquim Bastinhas diante um toiro de 520 kg. com a colocação de 2 compridos de boa nota, embora passando em falso duas. Nos curtos a lide foi a mais com Bastinhas rubricar uma lide emotiva e ao seu estilo, colocando as bancadas em pé terminando com um bom par de bandarilhas…” (tauródromo)



domingo, 29 de junho de 2014

As primeiras impressões sobre a corrida do S. Pedro em Évora!


“O público regressou a Évora e a corrida do S. Pedro ontem, foi a imagem disso mesmo, com as bancadas da “Arena de “Évora”, preenchidas em três quartas partes da sua lotação. Perante este agradável cenário, Joaquim Bastinhas enfrentou o primeiro “Passanha” da noite e mais uma vez teve o “Santo de Espaldas” no sorteio, apesar de este, ter outras condições de lide d´outros, já toureados em diversas corridas esta época. E o cavaleiro de Elvas de imediato entendeu-o e com o “Conde”, logo nos compridos, apoderou-se do seu oponente. Nos curtos com o “Zico” a sua actuação continuou em crescendo, com o público a render-se perante a boa prestação de Bastinhas, numa noite de muita toureria e numa arena que muito lhe é querida. Fechou a sua actuação em plano de destaque, com o veterano e rodado “Tivoli” ao som de unânimes aplausos da assistência, que se prolongaram na volta à arena final.” (tauromaquia 29/06/2014)


(foto Hugo Teixeira)
“Joaquim Bastinhas mostrou nesta noite Eborense o porquê de andar cá há tantos anos em plano de figura. Esteve bem nos compridos e nos curtos a coisa não poderia ter corrido melhor. Andou comunicativo com as bancadas, alegre na brega, deixando ferros com a marca Bastinhas, bancadas em delírio. Em Évora o cavaleiro de Elvas é sempre acarinhado de uma forma especial. Rematou a lide com um par de bandarilhas, que meteu grande parte da praça em pé…” (naturales)


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Imprensa: ainda sobre a corrida de Gala no Cartaxo.


No jornal de tauromaquia “Olé”, nº324 edição de 26 de Junho de 2014, sobre a corrida do passado dia 20 pode ler-se: Joaquim Bastinhas frente a um toiro de “João Ramalho”, que se adiantava pela direita de uma maneira “estranha”. Um daqueles toiros que tira o sitio aos cavalos mas ao qual Bastinhas deu a volta que só a sua experiência podia dar. Deu-lhe a lide adequada respeitando o público e arriscando ao máximo. Era um toiro para colocar dois compridos e um curto e mandar para os curros e Bastinhas aguentou estoicamente como se tivesse a lidar um toiro “normal.” (Ernesto Gonçalves, jornal “Olé”).


“Marcos Bastinhas lidou um toiro de “D. Felicidade Dias” que quanto a nós era também merecedor do troféu bravura. Acometia de todo o lado, de praça a praça e rematava sempre após a cravagem. Marcos Bastinhas aproveitou-o muito bem e incendiou as bancadas com o seu toureio alegre e tremendista, com ferros a quiebro que fizeram o pleno. Esta num bom momento e com uma temporada em crescendo.” (jornal “Olé”, Ernesto Gonçalves”)


terça-feira, 24 de junho de 2014

Sabado, 28: Èvora!


Joaquim Bastinhas: sábado 28 de Junho... uma vez mais no S. Pedro em Évora! 



Sobre joaquim bastinhas e Marcos Tenorio Bastinhas em S. Romão de Ucha - Barcelos.



“E se a chuva foi um incómodo, serviu, mais uma vez, para demonstrar a aficion e o valor das gentes do Norte quando se dispõem a ver toiros. Numa tarde cinzenta e molhada, mais uma vez o público aguentou o impensável…” 

“Na parte artística, Joaquim Bastinhas, como mais antigo, abriu praça, lidando um bonito exemplar, com presença, trapio e raça, numa lide que já tem alinhamento conhecido, e rubrica reconhecida, rematada com um par a duas mãos, por dentro, de muito mérito e valor…”

(foto: "Barreira de Sombra")     www.marcos-tenorio.com
“Marcos Bastinhas, depois de dois compridos a dizer quem mandava na lide, compôs a primeira série de curtos, três, com entradas ao piton contrário, mudando de montada, para cravar um bom curto, um de palmo, rematando com um par a duas mãos, por dentro…” (barreira de sombra)


domingo, 22 de junho de 2014

S. Romão da Ucha em Barcelos interrompida ao 3º toiro!

Apesar do mau tempo que se adivinhava, o público acorreu á desmontável de S. Romão da Ucha, em Barcelos, preenchendo três quartos fortes da lotação da praça. O cartel composto por Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas - muito acarinhados pelo público face às boas actuações rubricadas - rematado com a jovem praticante Cláudia Almeida, que se enfrentaram com toiros da ganadaria de “José Pereira Palha” e a pegá-los o Grupo F. A. De Coimbra, foi interrompido ao terceiro toiro da tarde devido, á forte chuva que começou a cair e impediu a continuação do espectáculo.



Sobre o Cartaxo: actuações, troféus e...o Júri? Alguém Sabe?


Miguel Alvarenga - Luis Rouxinol ganhou ontem à noite no Cartaxo o prémio que distinguia a melhor lide - atribuído pelas tertúlias e pela organização da corrida, sem que tivesse havido anúncio detalhado de quem constituía ma verdade o júri... - e que, se valesse a verdade, deveria ter sido repartido "ex-aequo" com Marcos Bastinhas, autor de uma lide deslumbrante e bem reveladora do momento enorme que atravessa. Mesmo assim e apesar da atribuição destes troféus continuar a ser dúbia e a ter muito que se lhe diga... 


Joaquim Bastinhas viu-se e desejou-se com um mansote de João Ramalho que se atravessava uma barbaridade. Valeu a larga experiência do Maestro de Elvas para tornear as dificuldades impostas pela falta de qualidade do toiro. Deu-lhe Bastinhas a volta com o seu saber e acabou premiado com música e merecida volta à arena pelo seu labor e pela sua entrega.



"Grande foi o triunfo de Marcos Bastinhas com o imponente toiro de Felicidade Dias, que teve extraordinário comportamento e se arrancou com emoção e alegria de todos os terrenos. O jovem cavaleiro está num momento fantástico, pode com todos os toiros e tem cavalos para todas as situações. Voltou ontem a estar fenomenal, arrepiando nas sortes de "quiebro" e na verdade que impôs em dois fantásticos curtos de frente. Terminou com um par de excelente nota..."
                                                                                                                                         (farpas blog)

mais em : www.marcos-tenorio.com

sábado, 21 de junho de 2014

Ontem no Cartaxo Joaquim Bastinhas...



“Nesta coisa de corridas com atribuições de troféus, há que ser claro e transparente e isso, foi o que menos aconteceu, ontem á noite no Cartaxo. Um júri “fantasma”, o que desde logo levanta suspeitas quanto á sua honestidade, nomeou os triunfadores da noite. E como diz o povo: quem não quer ser lobo não lhe veste a pele”! E o publico saiu da praça, comentando isso mesmo!...   

"A Joaquim Bastinhas coube o primeiro e o pior da noite. O exemplar de “João Ramalho”, logo que saiu á praça, demonstrou as piores intenções. Distraído, trotão, a emparelhar-se com o cavalo e a não obedecer aos cites, investia cortando caminho nas viagens como se "soubesse de cor o que ali estava a fazer". Só o muito oficio e experiência de Joaquim Bastinhas foram as armas para dar a volta á situação e que o público entendeu, premiando o cavaleiro com justos aplausos e uma merecida volta á arena...”
                                                                                                                (tauromaquia)





       


sexta-feira, 20 de junho de 2014

As actuações de Joaquim Bastinhas em Santarém e Sta. Eulália.

 

Na edição desta semana do jornal de tauromaquia “Olé” (323 de 19 de Junho), referente às actuações de Joaquim Bastinhas em Santarém e Sta. Eulália foi publicado: “Joaquim Bastinhas desembaraçou-se do primeiro da tarde rubricando uma lide agradável, dentro do seu estilo desenvolto e comunicativo, a entender os terrenos do toiro e a colocar a ferragem em sortes correctas, justificando os aplausos do público. Rematou a sua actuação com o habitual par de bandarilhas, que resultou bem
Do festival de Sta. Eulália - “ Um espectáculo entretido que abriu com o Maestro Joaquim Bastinhas a fazer as honras da casa numa lide que serviu para despertar o publico com o seu toureio sobejamente alegre e onde não faltou o tradicional par de bandarilhas, assim como no final da lide baixar da montada para receber os aplausos e carinho do publico, prova de que a sua actuação agradou. “  




quarta-feira, 18 de junho de 2014

No próximo Domingo Bastinhas em S. Romão da Ucha - Barcelos.

No próximo domingo 22 de Junho Joaquim Bastinhas volta ao muito aficionado norte de Portugal: a S. Romão da Ucha – Barcelos. 

Expectativa para a corrida de Gala do Cartaxo nos 140 anos da praça de toiros local.


“A expectativa é grande em relação á corrida do próximo dia 20 no Cartaxo. Eu e o Marcos lá estaremos com muito prazer.”

Sobre este espectáculo a imprensa tem noticiado…

 *Depois do sucesso de lotação esgotada do ano passado - que se espera venha a repetir-se - a praça do Cartaxo terá a corrida desta sexta antecedida do sempre apreciado cortejo de gala à antiga portuguesa, evocativo das Touradas Reais.
Apelativo e de alta competição, o cartel é composto pelos cavaleiros Joaquim BastinhasLuis RouxinolFilipe GonçalvesMarcos BastinhasAna Rita e o praticante Filipe Ferreira.
Os toiros em concurso pertencem às ganadarias de João RamalhoEngº Jorge de Carvalho, Irmãos Dias (ex-Norberto Pedroso), Felicidade DiasCasa Avó e Nuno Casquinha.
                                                                                                            (farpas blog)


*Grupo de Forcados Amadores de Alenquer, depois do grande sucesso no ano transacto, aí estão de novo diante de 6 toiros, na praça de toiros do Cartaxo, numa das corridas em que Comemoram o seu 10º aniversário. Inserida nas comemorações dos 140 anos da Praça de Toiros do Cartaxo, no dia 20 de Junho, pelas 22h00m, realiza-se no Cartaxo uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa.
Em praça estarãp os cavaleiros Joaquim Bastinhas,Luís RouxinolFilipe GonçalvesMarcos Bastinhas,Ana Rita e Filipe Ferreira.Será lidado um curro composto por ganadarias ribatejanas. As ganadarias estaão sujeitas a concurso, com troféus para a bravura (da Santa Casa de Misericórdia do Cartaxo, apresentação (da Junta de Freguesia do Cartaxo) e de melhor lide (da Tertúlia "Os Santos").Assim as ganadarias a concurso são: João RamalhoEngº Jorge CarvalhoNorberto PedrosoFelicidade DiasCaso AvóNuno Casquinha.

                                                                                                                 (tauródromo)


terça-feira, 17 de junho de 2014


Na edição desta quinta-feira, o jornal “Olé” edição nº 323, entre os muitos e variados artigos habituais, surgem diversas notícias referentes a Joaquim Bastinhas. Para além do apontamento sobre o festival de St. Eulália poderá ainda ler nas páginas:      

Pág. 5
- BASTINHAS, o cavaleiro mais popular de sempre!

Pág. 6
– Bastinhas fomenta aficion -  Texto e Fotos: Redacção


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Próximas actuações de Joaquim Bastinhas:


Foram já dados a conhecer ao publico, os próximos cartazes onde o cavaleiro Joaquim Bastinhas irá actuar. 
Assim temos o Cartaxo, onde na passada temporada o toureiro foi homenageado pelos seus 30 anos de alternativa e este ano regressa na comemoração dos 150 anos desta castiça e bonita praça ribatejana.  



Após o Cartaxo, Joaquim Bastinhas a 28 de Junho, toureia em Évora, numa das mais antigas e prestigiadas corridas da cidade do templo de Diana: A corrida do S. Pedro.




sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ontem em Lisboa na Avenida com Joaquim Bastinhas e a marcha do Castelo!

todas ..."as imagens" sobre o desfile da marcha do Castelo, tendo como padrinhos Joaquim Bastinhas e Daniela Varela.