terça-feira, 21 de abril de 2015

Imprensa: o que foi escrito sobre o festival de Arronches.


“Tempo incerto, não ajudou a afluência de público ao festival taurino realizado na praça de toiros de Arronches, cuja receita foi a benefício do Fundo de Assistência dos Forcados de Arronches. Do cartel inicialmente anunciado, Francisco Cortes não compareceu por motivos de saúde. Também em relação aos novilhos inicialmente anunciados, os de “Sommer” foram substituídos, tendo-se lidado assim exemplares de “Branco Núncio”, de “Santa Maria” e “Prudêncio”. Do espectáculo em si, fica-nos a recordação de uma boa lide de Marcos Tenório, e também a boa prestação da amadora Andreia Oliveira, que se pautou pela intenção “de fazer as coisas bem-feitas”. Tito Semedo não sacou de todo, aquilo que o seu “Núncio” lhe poderia ter proporcionado - uma actuação de peso, que afinal não passou da vulgaridade. Marco José com outro bom “Núncio” saiu a zero de Arronches. A quadra em renovação não o tem ajudado e apenas o veterano “Girassol” marca pontos. Pedro Salvador não entendeu o seu novilho. Boa série de compridos, mas depois nos curtos a sua actuação não teve a constância que se imaginava após os compridos. Marco Bastinhas frente ao novilho de “Santa Maria”, que inicialmente não foi fácil, emparelhando-se com o cavalo, esteve poderoso e a mandar, pondo o de “Santa Maria” na ordem em definitivo, após dois curtos que cravou com o baio ferro “Moura”. Cites de largo, deixando-se ver e atacando cravou os ferros com mais emoção, valor, mas acima de tudo muita verdade, aproveitando ao máximo a larga quadra que mostrou possuir. A cavaleira amadora Andreia Oliveira esteve desembaraçada como já afirmámos. Tem maneiras, decisão e certamente muito para progredir. Deixou boas indicações neste festival. Sem problemas os forcados amadores de Cascais pegaram através de Paulo Loução e Marco Paião ao primeiro intento. Por Arronches Gonçalo Ludovico e Tiago Policarpo fecharam-se à primeira tentativa também e pelo grupo de Alter do Chão, Marco Pires consumou a pega à primeira e Filipe Ribeiro à segunda, no novilho saído em ultimo lugar e que foi lidado a duo por Tito Semedo e Marco José, por ausência de Francisco Cortes. Dirigiu sem sobressaltos o senhor Marcos Gomes.” (aficionados de Portugal 19/04/2015 Pedro Oliveira)


"O tempo com nuvens carregadas e o futebol (Belenenses vs Benfica) podem ter sido, ou não, factores que retiraram público ao Festival que teve lugar ontem dia 18, a benefício do Fundo de Assistência dos Forcados de Arronches e que estes idealizaram. Alterações no cartel como a impossibilidade de Francisco Cortes, por motivos de saúde não poder tourear, ou os novilhos anunciados de Sommer d'Andrade terem sido substituídos por mais um de Branco Núncio, outro de Santa Maria e um de Prudêncio. Na generalidade não foi um espectáculo daqueles que ficam para recordar, ou que nos levam a pensar muito no que na arena se passou. Tito Semedo esteve vulgar, não aproveitando um novilho que lhe indicava os terrenos onde tinha que ser lidado; Marco José tampouco deslumbrou e Pedro Salvador com um novilho a pedir entradas rectas ao pitón, insistiu permanentemente nas batidas, tirando o novilho da jurisdição. Marco Bastinhas com o novilho de Santa Maria, algo complicado, a emparelhar-se com as montadas, esteve decidido e superou esse problema. Citou de largo, aproveitando os terrenos mais favoráveis e deixou os ferros com mais emoção e verdade deste festival. A jovem Andreia Oliveira, mostrou-se  desembaraçada mas ainda com um caminho a fazer nesta profissão. Sem grandes complicações os forcados de Cascais pegaram através de Paulo Loução e Marco Paião ao primeiro intento; pelos de Arronches Gonçalo Ludovico e Tiago Policarpo fecharam-se à primeira tentativa, enquanto que pelo grupo de Alter do Chão, Marco Pires consumou a pega à primeira e Filipe Ribeiro à segunda no touro lidado (?) a duo por Tito Semedo e Marco José." (planeta dos touros 19/04/2015 Fernando Marques)


"Marcos Bastinhas foi ontem o mais destacado triunfador do festival que se realizou na praça de Arronches e que apenas pecou pela fraca presença de aficionados nas bancadas, apesar de se tratar de um festejo solidário a favor do Fundo de Assistência dos forcados da terra. O cavaleiro de Elvas lidou um bom exemplar da ganadaria de Santa Maria (que não estava anunciado) e obteve mais um êxito importante numa tarde em que alternou com Tito Semedo, Marco José, Pedro Salvador e a praticante Andreia Oliveira." (Farpasblog 19/04/2015 Miguel Alvarenga)



"Sobre o festival que decorreu este sábado em Arronches pouco há para escrever, pois pouco se passou de relevante na arena. Uma chuvada de cavalos novos desfilaram pela praça de Arronches, em experiencias de laboratório que muitas vezes não resultaram, tendo outras dado algum fruto rumo ao futuro. Tirando um ou outro pormenor de valor por parte de Tito Semedo, Marco José, Pedro Salvador e Andreia Oliveira, o destaque maior vai para a valorosa atuação de Marcos Tenório perante um astado de Santa Maria que colocou inicialmente algumas dificuldades ao toureiro. Lidaram-se reses de Branco Núncio para Tito, Marco e Pedro, um Prudêncio para Andreia e um exemplar de  Santa Maria (como já referimos)para Marcos Tenório, num festejo que merecia mais público (nem meia casa…). É certo que o tempo apresentava nuvens carregadas e os jogos do Benfica e Porto à mesma hora podem ter sido fatores que prejudicaram este evento a favor do Fundo de Assistência dos Forcados de Arronches, mas… De destacar ainda que o último toiro foi lidado a duo por Tito Semedo e Marco José, uma vez que Francisco Cortes por motivos de saúde não marcou presença no festival. No capítulo das pegas a tarde foi tranquila. Por Cascais pegaram ao primeiro intento Paulo Loução e Marco Baião, por Arronches também à primeira tentativa Gonçalo Ludovino e Tiago Policarpo e por Alter do Chão foram solistas Marco Pires à primeira e Filipe Ribeiro à segunda tentativa. Dirigiu com acerto Marco Gomes." (diario taurino 20/04/2015 Hugo Teixeira)




"Num espectáculo agradável com pouco público, em que todos os toureiros estiveram em bom nivel. destaque para a actuação de Marcos Bastinhas ( variada e com emoção - ao seu melhor nivel), e para a amadora Andreia Oliveira que tem vindo a revelar-se corrida a corrida..." (sortes de gaiola 19/04/2015 João Cortesão)