quarta-feira, 3 de abril de 2019

Sobre Vila Franca de Xira o que foi escrito...

"Um espectáculo fortemente marcado pela emoção e sentida ausência daquele que foi um ídolo de gerações de publico - Joaquim Bastinhas... "
"Marcos Bastinhas frente ao de "Prudênçio", logo no compridos mostrou ao que vinha, recebendo magistralmente o oponente á porta dos curros, dobrando-se depois magistralmente num palmo de terreno com o novilho, para depois cravar dois cumpridos de praça a praça. Para os curtos sacou o "Capanegra" e com ele desbordou, raça, valor e emoção. Com o inimigo a carregar, levou-o empapado na garupa da montada, ladeando ao correr das tábuas, para depois por mais de uma vez , em terrenos apertados, inverter galope num palmo de terreno. sempre muito ligado com o novilho, apertou nas sortes, deixando uma série de bons curtos. Finalizou a sua actuação com o tradicional par de bandarilhas, já com o novilho a perder acometividade. No entanto o saber está lá e a execução foi a preceito."                             
                                                                                    arenascom.blogspot



"Visivelmente emocionado e com as lágrimas nos olhos, Marcos Bastinhas percorreu ontem os sectores da praça (cheia) de Vila Franca nas cortesias, recebendo do público o carinho e a solidariedade naquela que era a sua estreia como cavaleiro de alternativa na "Palha Blanco" e também a sua primeira actuação desde a morte de seu pai, no último dia do ano passado. Uma tarde carregada de emoções.
Lidou o segundo novilho-toiro da tarde, da ganadaria Prudêncio, de excelente nota e que foi receber, com ousadia e atitude, à porta dos curros, depois de um emotivo brinde aos céus no centro da praça e de ter deixado o chapéu na arena.
Depois agigantou-se, alegrou-se e foi protagonista de uma lide memorável, iniciada com dois ferros compridos de poder a poder, dando toda a prioridade ao oponente. Nos curtos, mandou e templou ladeando a investida franca do exemplar de Prudêncio, cravando ferros de muito boa nota, com vistosos remates, terminando com a marca da casa, o par de bandarilhas, o salto do cavalo, a apoteose total - e a recordação da memória daquele que foi uma das maiores e mais importantes figuras do toureio a cavalo no último século, o nosso querido Joaquim Bastinhas.
Um início de temporada brilhante para Marcos Bastinhas, uma grande homenagem à memória de seu pai e a conquista de Vila Franca, um público que nunca foi muito adepto do Maestro e que ontem se rendeu à verdade e à arte do toureio do jovem Marcos - que se impõe agora ser repetido esta temporada na "Palha Blanco". Por tudo."

                                                                                       Farpas blog


"Confesso que estava um bocadinho assustada com o festival de Vila Franca, não que alguma vez tivesse dúvidas da tua prestação ou da tua raça, mas porque a ausência dos "Bastinhas" naquela praça por tantos anos, me fez pensar nos mais variados cenários. 
Fazia exactamente naquele dia, 3 meses que passaste por uma das piores dores que um ser humano pode sentir. E só mesmo quem passa, pode dar valor. E foi exactamente naquele dia que tiveste que mostrar o que é ser "Bastinhas" e para quem duvidava, ficou a ter a certeza da massa de que são feitos... Simplicidade, humildade, carisma, garra e raça toureira, parece pouco... mas é tão simplesmente tudo.
Foste brilhante, na atuação, na simpatia para com todos os que te abordaram, na lição de vida que deste a todos, mas acima de tudo, pela força que tiveste ali, naquela praça, que todos sabemos ser das mais difíceis de chegar ao exigente e entendido publico. 
Obrigada Marcos por seguires um legado tão importante e bonito, como o que nos deixou a todos, o Sr. teu pai, o Maestro Bastinhas, que todos tanto admiramos. 
E obrigada ainda por nos deixares continuar a admirar e aplaudir um Bastinhas."

                                                                 porta dos sustos 


"Marcos Bastinhas iniciava temporada após a morte de seu pai - essa figura distinta e incomparável do toureio a cavalo... 
Marcos Bastinhas saiu decidido e com a raça e valor que lhe são reconhecidos por todos perante o Prudênçio, brilhando com o seu "Capanegra". Fechou a sua actuação com o imprescindível par de bandarilhas, marca da casa dos toureiros de Elvas."

                                                                               Aficionados de Portugal