terça-feira, 31 de março de 2015

Sobre Monforte o que se disse e escreveu...


"A corrida prometia e não defraudou. Iria assistir-se a um confronto de vários conceitos de toureio, o que é bom para a "FESTA", pena foi que nem todos os toiros colaborassem no espectáculo.
JOAQUIM BASTINHAS
Começou por receber o toiro correndo-o como mandava a tradição Portuguesa, tradição essa pouco vista hoje em dia, antes da moda de dobrar o toiro, importada do rejoneio. Cedo se percebeu que o toiro era tardo, mas Bastinhas depois dos compridos da ordem (um deles francamente bom) e, tanto porfiou que acabou por cravar três bons curtos, montado no "Amoroso" sendo um deles extraordinário ( grande cavalo, este Amoroso...), arriscando e muito. Sacou ainda o cavalo com que normalmente bandarilha duas mãos, com o qual cravou um ferro a provar e concluiu e bem que na presença de um toiro reservado não se pode bandarilhar sem correr o risco de prolongar demasiado a lide, ou mesmo não conseguir o seu intento."(sortes de gaiola 30/03/2015 João Cortesão)



"MARCO BASTINHAS
Recebe o toiro com o "Capa Negra" que este ano se apresenta em grande forma, dobrando-se com alegria cravando dois compridos, sendo um deles extraordinário. 
Nos curtos sacou o "Sol" (ferro Anão) e cravou ferros de emoção, arriscando ao máximo. Quando o toiro se começou a tornar cada vez mais reservado, então sacou o "Bom Bom" cravando dois ferros á distancia possivel que foi em muito curto com a dificuldade inerente a estes terrenos. Nesta troca de cavalo, ficou patente o seu entendimento do astado que tinha por diante. Marco Bastinhas está moralizado, e mostra uma madurez de toureio que o vai projectar cada vez mais..." (sortes de gaiola 30/03/2015 João Cortesão)


"Joaquim Bastinhas esteve ao seu melhor nível..." (farpasblog 29/03/2015 Miguel Alvarenga)........."Marcos Bastinhas teve uma triunfal actuação frente a um toiro que colaborou pouco."(farpasblog  29/03/2015 Miguel Alvarenga)


"Joaquim Bastinhas esta tarde em Monforte voltou a mostrar o grande momento que atravessa, momento que vem já desde a temporada passada e ao que parece vai prolongar-se, já que o poder do cavaleiro em cada actuação é mais acentuado, tanto face aos toiros, assim como perante os colegas, tal a garra que o cavaleiro de Elvas imprime às suas lides. Esta tarde em Monforte demonstrou-o perante um “Passanha” com presença, reservadote mas que acabou por se deixar. Bastinhas foi moldando-o ao seu estilo e alcançou com o “Amoroso” o caminho do sucesso. Terminou a sua actuação com o “Duque”, provando que está noutra divisão." (aficionados de portugal 29/03/2015 Francisco Santos)


"Marcos Tenório teve uma actuação que marcou a tarde frente a um “Passanha” que saiu com pata e a empurrar e ao qual o cavaleiro deitou a mão logo quando o recebeu dobrando-se com ele a mostrar quem mandava na arena, cravando o primeiro comprido a impôr respeito. Com o “Capa Negra” depois de dois compridos crava ainda um curto, tendo já a posse do seu adversário. Com o “Sol” selou em definitivo o êxito da sua actuação, que reafirmou e encerrou com o “Bombom”..."(aficionados de portugal 29/03/2015 Francisco Santos)



"A abrir Joaquim Bastinhas para lidar um Passanha que não se prestou ao luzimento. Com sempre, Bastinhas deu a volta ao texto puxando dos seus galões....." (planeta dos touros 28/03/2015 Fernando Marques)


"Gostei francamente das actuações embora com conceitos distintos, dos dois mais novos que integravam o cartel. Marcos Bastinhas depois de todo este tempo de paragem, vem como a mesma garra, conseguiu por vezes, pese as condições de lide pouco favoráveis do Passanha, levar-nos a entender o que quer com o seu conceito do toureio. Quando o conseguir em plenitude e conseguir momentos de maior temple nas reuniões, é um toureiro de muito interesse...." (planeta dos touros 28/03/2015 fernando Marques) 



domingo, 29 de março de 2015

As primeiras fotografias de Marcos e Joaquim Bastinhas esta tarde em Monforte.

Marcos Tenorio crava o segundo comprido com o "Capa Negra" num toiro que saiu a empregar-se.

Com o "Amoroso" Joaquim Bastinhas crava o terceiro curto da série.

sábado, 28 de março de 2015

Caras nossas conhecidas em Monforte

Dr Vitor Carola ocupou um lugar na barreira
A Clara hoje também assistiu á corrida na barreira.
Hugo Cristiano com o cavaleiro venezuelano José Luis Rodriguez
Marcos Tenorio com o "Actor" em passage.

A nova imagem do camião de Joaquim Bastinhas.
Joaquim Bastinhas com Ana e Miguel Alvarenga
Dália Madruga e Mila Loureiro
Miguel e Ana Alvarenga com João Cortesão
Os blogs "farpas blog" e "sortes de gaiola" em pessoa (s)
João Moura com Barreto sempre atento ao telemovel
sempre simpáticos, ele agora with a new look style "moustache".










Joaquim Bastinhas uma actuação com o gosto e o saber de um Maestro.


Corrida a favor dos Bombeiros Voluntários de Monforte e um cartel apelativo: Joaquim Bastinhas, Ana Baptista, João Moura Caetano, João Moura jr, Marcos Tenorio Bastinhas e Miguel Moura. Lidaram-se toiros de diferentes ganadarias: "Passanha", "Sommer de Andrade" e "Maria Guiomar Moura". Quanto aos Grupos Forcados pegaram os Amadores de Alter do Chão, Monforte e Coimbra. Sobre a corrida: se em Santarém Joaquim Bastinhas reafirmou o seu grande momento, numa carreira que leva já muitas temporadas, mas que para o de Elvas é como se tivesse começado ontem. Hoje em Monforte, perante um “Passanha” arrobado, tardo na investida, mas que carregava na garupa dos cavalos após o ferro. Ferros que Bastinhas cravou carregando as sortes e o segundo e terceiro curtos são de antologia – com o “Amoroso” a tirar-se nos limites. Terminou a sua actuação com o “Duque” e o público entregue á sua actuação. Ea questão que se coloca é: Joaquim Bastinhas e o “Amoroso” irão ser mais do mesmo, tal e qual a passada temporada…ou melhor ainda? Alguém que dê uma resposta.



 "Monforte vibrou com Marcos Tenório Bastinhas: uma actuação que irá ser lembrado durante muito tempo. Perante um “Passanha” com picante o cavaleiro mostrou um valor sereno pela forma como abordou o seu oponente e nele mandou, primeiro com o “Capa Negra” nos compridos. Depois com o “Sol” iluminou de arte a arena de Monforte. Soube sempre onde eram os melhores terrenos do “Passanha”, lidando-o e deixando-o colocado, para depois atacar e em terrenos onde a palavra compromisso não basta para com realidade valorar os terrenos que Marcos Tenório Bastinhas pisou com o “Sol”, para cravar os ferros com verdadeiro aprumo. No entanto a lide só ficou completa, quando Marcos foi buscar o “Bombom”, um verdadeiro doce para o paladar daqueles que apreciam o bom toureio a cavalo. E tal como diz o ditado: não basta parece-lo, há que sê-lo!” E Marcos Tenório é esse toureiro emergente e com ambição. Brilhante início de temporada." (www.marcos-tenorio.com)



sexta-feira, 27 de março de 2015

Festival de Monforte está já a menos de vinte e quatro horas.

Amanhã pelas 15h Joaquim e Marcos Tenório Bastinhas irão fazer as cortesias na praça de toiros de Monforte, onde terá lugar o festival a favor dos Bombeiros locais.


Daí esta tarde, não por ser véspera de corrida, mas cumprindo a rotina quase diária, o maestro e Marcos treinaram. Quem esteve melhor? Escolham vocês. 


Já agora: tenham um bom fim de semana e façam favor de sorrirem!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Peróximas actuações do Maestro Joaquim Bastinhas.





A actuação de Joaquim Bastinhas em Santarém.

Oferecemos hoje as imagens da actuação do maestro Joaquim Bastinhas no festival taurino realizado em Santarém no passado dia 22 de Março. Bastinhas saiu a receber o de "Lopes Branco" com o "Vigo" e nos curtos iniciou a série com o "Amoroso", terminando a sua actuação com o "Duque".



Também no Meo Kanal 273030 

quarta-feira, 25 de março de 2015

Capa do "Olé" já amanhã nas bancas.


A Monforte irão tourear Joaquim e Marcos Tenório Bastinhas.




Recortes de imprensa sobre Santarém:


"Na monumental praça de toiros de Santarém realizou-se o festival a favor da “Casa do Rapaz”, instituição solidária daquela cidade. O tempo prometia chuva no entanto tal acabou por não acontecer e o publico que preencheu cerca de um quarto de casa da monumental escalabitana pôde seguir uma corrida cujo cartel contou com a participação dos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas, Tiago Carreiras, Ana Rita, Luís Rouxinol jr e Mara Pimenta. As reses que se lidaram pertenciam ás ganadarias de “Lopes Branco”, “silva Herculano”, “Branco Núncio” e “António Silva”. Pegaram os Gr. Forcados Amadores de Santarém e Vila Franca de Xira. Joaquim Bastinhas lidou o primeiro da tarde com desenvoltura e arte rubricando uma actuação de excelência.......Marcos Tenório foi o cavaleiro da tarde ao pôr em evidência todo o seu poder lidador assim como um valor incomparável. Marcos Tenório Bastinhas protagonizou ferros tremendos pelos terrenos que pisou e pela forma como abordou o seu adversário...." (planeta dos touros - 23/03/2015 Fernando Marques)


Crónica de Santerèm...
"Um espectáculo divertido, em que a maioria dos novilhos lidados apresentaram problemas. Para recordar ficam dois curtos de Marcos Bastinhas de grande emoção..
Tarde fria com mais público do que era suposto, em que cavaleiros e forcados se entregaram com paixão, pese embora propiciado pelo o ambiente de tempo agreste.  Joaquim Bastinhas - A corrida começou com a sua actuação, e Bastinhas quebrou o gelo de uma tarde desagradavel como só ele é capaz.Os dois compridos no novo cavalo ferro João Diniz, foram de boa execução, sobretudo o primeiro. Nos curtos, pese embora o facto do novilho ser  tardo e não transmitir, o cavaleiro esteve por cima do oponente dando á lide, aquilo que o novilho não tinha, entusiasmando o público presente. Joaquim Bastinhas, mostrou a quem duvidasse que está aí  para lutar pelos lugares primeiros...................MARCOS BASTINHAS - Recebeu de forma excelente o novilho cravando compridos de grande valor. Nas bandarilhas cravou ferros de grande emoção no DOLAR (ferro João Moura) que resultaram nos melhores momentos da tarde. Rematou brilhantemente a lide montado no ACTOR com sortes alegres de adorno, tirando partido de uma "passage" que enobreceu o seu desempenho. Este cavaleiro promete , para esta temporada. "  ( sortes de gaiola - 23/03/2015 João Cortesão )


"Com efeito, o toiro saído em terceiro lugar, com ferro e divisa de Branco Núncio, teve imensa qualidade nas suas investidas, codicioso, arrancando-se de todos os lados desde que provocado, com alegria, a carregar depois dos ferros. Foi bravo e com raça e com ele se entendeu bem Marcos Bastinhas, com dois bons ferros compridos e um terceiro curto de excelente nota pela forma como entrou nos terrenos do toiro. Uma lide muito promissora em arranque de temporada.
A primeira actuação da tarde esteve a cargo de Joaquim Bastinhas frente a um colaborador exemplar de Lopes Branco, que mostrou também raça e classe. Bastinhas soube lidá-lo com a habitual maestria e a lide foi em crescendo nos curtos, os dois últimos de muito boa nota para rematar com o seu habitual par de bandarilhas exigido, como sempre, pelo público." (barreira de sombra - 24/03/2015 António Lúcio)







segunda-feira, 23 de março de 2015

Casaca oferecida por Joaquim Bastinhas para o novo museu do Campo Pequeno a inaugurar brevemente.


Joaquim Bastinhas ofereceu esta tarde, uma das suas casacas, para o novo museu da praça de toiros do Campo Pequeno. Com o staff da catedral mundial para o toureio a cavalo presente, Joaquim Bastinhas acompanhado por seu filho Marcos Tenório e o apoderado de ambos Fernando Silva Marques, o maestro entregou a casaca á Drª Paula Resende.




















Na imagem a casaca oferecida por Joaquim Bastinhas hoje para o novo  museu do Campo Pequeno.