sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Normalmente Joaquim Bastinhas, após dar a volta matinal e diária há sua lavoura, normalmente cerca das 9 horas da manhã começa a montar, quase sempre juntamente com seu filho, Marcos Tenório Bastinhas, ambos dedicando a manhã às suas quadras de toureio. Às 13 é hora de pausa para almoço. A actividade na “Algramassa” regressa cerca das 14 ao picadeiro estendendo-se até cerca das 17 horas, quando não é necessário prolonga-la, por via do toureio de vacas bravas no tentadero, que os cavaleiros levam a cabo regularmente, todas as semanas. Mas o dia de Joaquim Bastinhas prolonga-se tarde dentro, já que a sua actividade empresarial assim o dita. Reuniões de trabalho e a consulta da imprensa diária, tornaram-se uma rotina para o cavaleiro de Elvas. Como o próprio toureiro diz: “estar informado e por dentro dos assuntos, nos dias que correm, é outra das premissas para o sucesso, em qualquer tipo de profissão ou empresa!”. A “Algramassa” é a prova de isso mesmo, com as suas instalações funcionais, sendo um modelo e exemplo, dentro de uma actividade, que tal como outras, se adaptaram aos tempos de mudança, que a actual sociedade atravessa.















quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

É na herdade da "Algramassa" que Joaquim Bastinhas, tem centrada toda a sua actividade diária. O monte situado perto da cidade de Elvas, mais precisamente na estrada que liga esta cidade a Olivença, está inserido na tradicional paisagem da planície alentejana, integrando-se na perfeição no espaço e ambiente desta região do Alto Alentejo. É também na "Algramassa" que Joaquim Bastinhas reside e tem a sua quadra de toureio, assim como a direcção da sua casa agrícola, uma lavoura de sucesso. Tal como no toureio, também na agricultura, Joaquim Bastinhas nada deixa ao acaso, procurando estar sempre actualizado e na vanguarda do sector. Na "Algramassa" o dia inicia-se cedo, não raras vezes com o nascer do dia, já que em determinadas épocas do ano a agricultura assim o exige. Bastinhas divide o seu dia entre o campo e a quadra de toureio.  




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Passados que são 30 anos sobre a data em que tirou alternativa (15 de Maio de 1983, na praça de toiros de Évora), muitas são as recordações que Joaquim Bastinhas guarda desde essa tarde. Na Herdade das Algramassas, o cavaleiro de Elvas, tem um espaço dedicado a este tema. Decorado com gosto pelo casal, o salão onde recebe visitas e amigos, são parte da imagem, de todos esses 30 anos como profissional do toureio e 44, desde a primeira vez que toureou em público.






















 

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório Bastinhas galardoados ontem na II Grande Festa do Toiro em Santarem

Realizou-se ontem á noite em Santarém, o jantar de encerramento da "II Grande Festa do Toiro". Em ambiente bastante agradável, que contou com a presença de mais de trezentas pessoas, foram entregues diversos troféus, referentes á temporada de 2013. Joaquim Bastinhas foi distinguido com o prémio "Carreira", pelos seus 30 anos de alternativa e todo o seu admirável percurso, como figura do toureio a cavalo, não só em Portugal, mas em todas as praças da geografia mundial, onde a festa de toiros é uma tradição secular. Mas a casa Bastinhas teve outro galardoado, um dos grandes protagonistas da passada época, que em praça, demonstrou toda a sua arte valor e raça: Marcos Tenório Bastinhas. No seguimento das épocas anteriores, Marcos Tenório Bastinhas, passou já a fronteira de "revelação ou promessa" sendo um toureiro confirmado, com 49 espetáculos toureados em 2013, entre Portugal, Espanha, França e Venezuela, onde em 2010, na "Feria del Sol" de Mérida, conquistou o troféu para a melhor lide.