segunda-feira, 21 de março de 2016

Joaquim Bastinhas: casta portuguesa, alma toureira!


Encerramos hoje o capitulo dedicado ao inicio de carreira do Maestro, nos anos oitenta do séc. XX, e em que tentámos, através das muitas imagens que recolhemos, dar uma ideia do ambiente taurino que se viveu nesses anos, independentemente da conjuntura económica, politica e tecnológica serem muito distintos. Faltavam ainda percorrer uns largos quilómetros, até há "aldeia global" onde hoje habitamos. 


Através dessas mesmas imagens, ficámos a conhecer melhor a primeira "quadra áurea" de Joaquim Bastinhas. Os taurinos. Praças esgotadas. O toiro. Gestos do toureiro de Elvas, tais como quando se encerrou com 6 "Graves" em Setúbal, o concurso de ganadarias de S. Manços onde actuou como único cavaleiro. As suas digressões pelos diversos continentes e Países. As transmissões da RTP. 


 Tal como o Maestro sempre diz: a profissão de toureiro é um misto de emoções, mas também de muito esforço e dedicação. Tourear empolga-nos. Leva-nos à  procura incessante do êxito, pondo à prova todas as nossas capacidades, os nossos sentidos... uma carreira constrói-se com vitórias e reveses. As figuras conhecem as duas faces da moeda. Porém a sua ambição,  o seu querer - o estar sempre por cima do medo, arriscando e vencendo, faz com que a face da moeda que acabamos por conhecer melhor é a coroa." 


Mas para exemplificar esta(s) afirmação (es) imagens de uma lide de Joaquim Bastinhas na praça de toiros de Alcácer do Sal, onde um êxito de mão cheia se poderia ter tornado em tragédia, com a queda inesperada do "Palmela", quando nada o fazia prever. E nesses momentos, ou nessas imagens, podemos todos ver a raça ou a casta de que é feito Joaquim BASTINHAS.