segunda-feira, 4 de maio de 2015

Imprensa: mais apontamentos sobre a corrida de toiros da passada sexta-feira em Elvas.



"Os toiros da ganadaria "PASSANHA" bem apresentados, proporcionaram o êxito aos toureiros, e nãoseria exagero se o ganadero  tivesse dado volta... JOAQUIM BASTINHAS esteve ao seu melhor nivel e não lhe tocou um dos toiros mais fáceis da noite. De saída, correu o toiro como é seu costume, á moda antiga sem o dobrar, preenchendo o tércio de bandarilhas com valor pelo piton da verdade. Terminou com um bom par a duas mãos...TITO SEMEDO no seu estilo peculiar esteve bem, e afirmou a regularidade  com que tem pautado esta temporada, que para já, podemos considerar das melhores da sua carreira. SÓNIA MATIAS nos compridos foi agarrada de mau modo, mas depois veio ao de cima o valor e a garra que se lhe conhece nos curtos e nos palmitos, com que redondou a sua actuação. ANA BATISTA no seu estilo pausado em que ressalta a classe, teve uma actuação ao seu estilo, lidando e cravando na justa medida imposta pelo toiro. Boa actuação que agradou ao público. PEDRO SALVADOR nos compridos cumpriu, mas foi nos curtos que brilhou, trazendo emoção á praça com ferros de valor. MARCOS BASTINHA teve uma actuação redonda começando nos compridos ( foram seus os melhores da corrida), para depois sublimar o seu toureio montado no TRIUNFO. Os ferros curtos tiveram emoção e temple, dando classe ao seu desempenho. Está a praticar um toureio mais sereno e pensado que faz dele um toureiro diferente, embora mantendo a enpatia que sempre teve com o público. Este regresso á sua terra, foi certamente o regresso sonhado... Forcados - estiveram bem os grupos de Monforte, Elvas e os de Coimbra. Destaque para as pegas de LUÍS MACHADO ( ELVAS) e para RUI MARTINS ( cabo do Grp de Coimbra)..(sortes de Gaiola 04/05/2015 João Cortesão)



Miguel Alvarenga - "Belíssimo jogo dos toiros da prestigiada (e renovada, pelos vistos, para o lado da emoção!) ganadaria Passanha proporcionaram uma agradável corrida, com bons triunfos dos seis cavaleiros e grandes pegas dos três grupos de forcados, na noite de sexta-feira no Coliseu de Elvas...  Joaquim Bastinhas fez alarde da sua experiência, do seu imenso impacto com o público e da sua arte. Triunfou, diante de um Passanha muito bem apresentado e que deu excelente jogo para o Maestro elvense "fazer das suas" e meter tudo e todos no bolso. Uma grande actuação, na senda das muitas que fizeram dele o triunfador maior de 2014. Tito Semedo é um cavaleiro que merece estar, por mérito próprio, nas principais praças - que se continuam a esquecer dele, incompreensivelmente. Em Elvas, mostrou decisão e esperou o toiro "dentro" dos curros, recebendo-o com emoção e parando-o com o seu excelente cavalo de saída. Colocou dois compridos "à antiga" e excedeu-se depois nos curtos com fantásticos "quiebros" e remates "pintureros". Esteve em grande e a provar que tem direito a muito mais. Sónia Matias foi aparatosamente colhida e só não caíu por milagre. Depois, provou que vale e agigantou-se, destacando-se em dois curtos de muito mérito e em terrenos de grande compromisso. Ana Batista teve actuação irregular, mas terminou em crescendo com dois ferros de boa nota. Pedro Salvador chegou ao público com uma lide de muita emoção e ferros de arrepiar. O toiro de Passanha era sério e o valoroso Pedro desenvolveu uma lide ainda mais séria. Outro cavaleiro que merece outros vôos, porque tem asas e motores para os vencer. Fechou a corrida, de forma apoteótica, Marcos Bastinhas, que reaparecia na sua terra depois do azarado acidente do ano passado. Está um "torerazo", tem uma quadra magnífica e triunfa com todos os toiros. Em Elvas, reafirmou a força do seu toureio, a raça da sua alma, o valor do seu coração. Lide deslumbrante e que empolgou tudo e todos, mais um êxito importante do jovem Bastinhas, a aguçar o apetite para a noite de 4 de Junho em Lisboa, onde vai competir com dois monstros sagrados, Moura e Pablo. Grandes pegas dos Amadores de Monforte, por intermédio de Luis Aranha (à segunda) e Nuno Toureiro (à primeira, a grande pega da noite), destacando-se a rabejar o cabo Ricardo Carilho. Pelos Académicos de Elvas, também dois pegões de Paulo Maurício (à terceira) e Luis Machado (à primeira). Pelos Amadores de Coimbra, um grupo que está a surpreender pela positiva, duas magníficas pegas de Rui Martins (à primeira) e José Freire (à segunda), havendo que registar a excelente intervenção de todos os elementos nas duas pegas. A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes, que a fez decorrer em bom ritmo. Mais uma vez, nota altíssima para os toiros de Passanha, a grande "causa" da agradável e bem passada noite de sexta-feira no Coliseu de Elvas - onde esperamos por cartéis diferentes em próximas ocasiões." (farpasblog 04/05/2015 Miguel Alvarenga)



"Maestro Joaquim Bastinhas abriu a contenda perante um touro de Passanha que se deixou lidar;  onde o Toureiro de Elvas esteve por cima do seu oponente e mostrou a sua alegre forma de tourear;  uma atuação correta onde o público não o deixou sair sem cravar o tradicional par de bandarilhas; apeou-se e recebeu fortes aplausos dos seus conterrâneos. Luís Aranha dos Amadores de Monforte pegou o primeiro da noite à segunda tentativa. Tito Semedo brindou a sua lide a Marcos Tenório e depois foi-se à porta gaiola para receber o seu oponente que saiu com pata; uma lide que agradou às bancadas a que Tito acrescentou alguns adornos; saldo positivo numa atuação em que o Toureiro de Santana da Serra soube sair sem aceder ao pedido do público para cravar mais um ferro. Paulo Barradas Maurício dos Académicos pegou o segundo da noite à terceira tentativa. Sónia Matiasfoi agarrada de saída pelo seu primeiro felizmente sem consequências;  um toiro que pedia contas e que acrescentou bons momentos à lide de Sónia;  uma atuação que veio a mais terminando com a espetacularidade do cavalo "Atrevido" que agradou bastante ao respeitável. Rui Martins o cabo dos Amadores de Coimbra efetuou uma excelente pega ao primeiro intento. Ana Baptistaenfrentou-se com algumas dificuldades com o seu oponente que em nada lhe facilitou a vida; uma lide com altos e baixos para a cavaleira de Salvaterra. Nuno Toureiro, dos Amadores de Monforte, efetuou uma rija e valente pega ao primeiro intento. Também o quinto desta vez não foi mau e Pedro Salvador imprimiu-lhe uma grande lide; o primeiro curto com batida ao piton contrário foi o ferro da corrida;  seguiu no mesmo tom e ofereceu grandes momentos de brega numa lide com ligação e emoção terminada com um grande ferro de praça à praça;  o público reconheceu a sua atuação e tributou-lhe os maiores aplausos da noite. Luís Machado dos Académicos de Elvas seguiu no caminho das grandes pegas e efetuou mais uma ao primeiro intento. Marcos Bastinhas brindou a lide ao público e cravou ferros de boa nota a um toiro que apenas pecou pela falta de força; o quarto ferro curto foi de antologia e o público exigiu-lhe mais a que o cavaleiro Elvense acedeu cravando três ferros de palmo. José Freire finalizou o capítulo das pegas pelos homens do Mondego numa pega à primeira tentativa. Lidou-se um curro de toiros da ganadaria Passanha que deram bom jogo e contribuíram para que o espetáculo tivesse grande interesse levando a que todos os intervenientes tivessem sido premiados com volta. A praça registou meia entrada de público." (toureio.pt 04/05/2015 Herlander Coutinho)