quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Dinastia Bastinhas na temporada da Catedral Mundial do Toureio a Cavalo: Campo Pequeno.

"O Director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento, vaticina para 2015 uma “temporada sensacional” na primeira praça do país, “pela aposta de qualidade de nível superior na confecção dos cartéis” que hoje apresentou à comunicação social. A temporada do Campo Pequeno, que constará de 12 corridas de toiros e uma novilhada, ficará marcada pelo regresso ao Campo Pequeno do Matador de Toiros espanhol Julián Lopez “El Juli”, máxima figura mundial do toureio, pela estreia, como Matador do espanhol Juan del Álamo e pelo regresso, em duas corridas cada, dos rejoneadores Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura. Também as grandes figuras do toureio a cavalo de Portugal estarão presentes, como sejam os Mouras, Ribeiro Telles, Bastinhas, Caetanos… 


A temporada que se inicia a 9 de Abril, ficará marcada, entre outros factos pela Homenagem Nacional ao Cavaleiros José Mestre Baptista, a 9 de Julho, ao Matador de Toiros Mário Coelho, pelos seus 60 anos de toureio, e ao grupo de forcados amadores de Santarém, a 23 de Julho, pela passagem do centenário da sua fundação. “Vão ser três momentos de grande significado, pelo que cada um dos artistas a homenagear representa para a tauromaquia portuguesa, pelo que foram e pelo exemplo que nos legaram”, disse Rui Bento. Quanto a ganadarias, Rui Bento sublinhou que 2015 será uma temporada maioritariamente “torista” e recordou os nomes das que já estão contratadas: Pinto Barreiros, Luis Rocha, Ribeiro Telles e Fernandes de Castro, a par das de Passanha, Murteira Grave, Vinhas, Santa Maria, Falé Filipe e Canas Vigouroux, bem como a de Varela Crujo.



Joaquim e Marcos Tenorio Bastinhas
Campo Pequeno 2015

 4 de Junho: Corrida “Flash”. Corrida à portuguesa Cavaleiros João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza (Rejoneador espanhol) e Marcos Bastinhas. Forcados amadores do Aposento da Moita e amadores de Portalegre capitaneados respectivamente por José Pedro Pires da Costa e Francisco Paralta. 6 Toiros da ganadaria Varela Crujo.


9 de Julho: Corrida “Correio da Manhã”. Corrida mista de homenagem nacional ao cavaleiro José Mestre Baptista. Cavaleiros Joaquim Bastinhas e Rui Salvador, Matadores de toiros Juan Bautista (Francês) e Juan del Álamo (Espanhol). Forcados amadores do Ribatejo e amadores de Monsaraz, capitaneados respectivamente por Pedro Espinheira e David Rodrigues. Lidam-se 8 toiros sendo 4 de Luis Rocha (Lide a cavalo) e 4 de Falé Filipe (Lide a pé).


Condições excepcionais para a subscrição do abono de 2015 no Campo PequenoDesconto global de 20% ou desconto de 50% em determinados lugares de bancada são algumas das inovações da venda dos abonos para a temporada de 2015, no Campo Pequeno, que terá 12 corridas de toiros e uma novilhada (gratuita para os abonados)." (Taurodromo 18/02/2015)