quinta-feira, 26 de julho de 2018

14 de Agosto Marcos Tenorio em Idanha-A-Nova.




Recortes de imprensa (II) ainda sobre o Maestro Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas ...

"Figueira da Foz ao som da batuta do Maestro Bastinhas. "

"No passado sábado a temporada 2018 viveu um dos seus momentos grandes no Coliseu Figueirense. O anunciado regresso ás arenas do cavaleiro Joaquim Bastinhas, tão badalado nas ultimas semanas, não podia ter resultado melhor artisticamente, não defraudando expectativas, muito pelo contrário - fez plena justiça á arte do bom toureio a cavalo. O regresso de Bastinhas, dois anos e meio após o gravíssimo acidente sofrido na sua herdade, provou que para a força de vontade humana, quase não existe a palavra impossível. O Maestro de Elvas regressou e em grande forma - sem abdicar do seu toureio, com emoção e alegria, demonstrou porque é diferente, numa lide em que o saber e a arte, foram conjugados no presente e futuro. E como que para reafirmar tudo isso a forma e o gesto com que terminou a sua actuação, sem inibições disse: estou aqui! Joaquim Bastinhas venceu e convenceu! Publico vindo de perto e de longe, colegas, amigos, todos quiseram partilhar a noite com Bastinhas...... Para os veteranos do cartel - Moura, Bastinhas e Salvador não tiveram segredos. Dificilmente os teriam, ou não fossem eles figuras do toureio, forjados na competição entre si, ao longo praticamente das ultimas quatro décadas. Mas os mais jovens estavam lá e sacaram com toda a sua arte e toureio, argumentos como que dizendo: estamos aqui! Assim o fez Marcos Bastinhas, com aquela frontalidade e verdade do seu toureio, fazendo uma justa homenagem ao apelido que ostenta." (arenascom.blog Luís de Sousa 24/07/1018)


"O REGRESSO DO HERÓI" 

"Bastinhas, quando há tempos atrás vi anunciado o teu regresso às arenas confesso que fiquei perplexo, surpreendido mesmo, no entanto agendei de imediato esse dia no meu calendário de prioridades, queria, tinha que estar presente naquela que foi certamente se não a mais importante, a mais emotiva corrida na tua longa e triunfal carreira. 
Duas horas antes do início desse histórico acontecimento, já tu vestido a rigor, tal menino  em noite de natal rondavas a árvore  (praça de toiros) esperando ansiosamente pela hora de abrir a prenda, prenda essa que fizeste questão de dividir com a família, amigos, colegas e demais presentes.
Nesse momento trocamos um forte e sentido abraço e disse-te: ..."- És um herói."
Respondes-te: - Não  Zé,  quero apenas ser feliz ...
Palavras para quê? ...
Felicidade essa, que foi certamente ao rubro, com a recepção que tiveste mal entraste em praça, uma enorme e infindável ovação de todos os presentes que dessa forma te quiseram transmitir o quanto estavam felizes com o teu regresso. No plano artístico apesar de não ser (penso eu) neste momento o mais importante, estiveste fabuloso numa actuação "à Bastinhas" ao nível das melhores que nos ofertastes ao longo da tua gloriosa carreira... até o inimitável salto a desmontar no final da lide marcou presença, foi a cereja no topo do bolo..... Marcos Bastinhas, excelente actuação!.....Enfim muito de bom, mas... a noite era do nosso HERÓI" (José Luís Figueiredo 23/07/2018)


"BASTINHAS É BASTINHAS!"

"Estar na Figueira da Foz a banhos e não ir até há abertura da temporada do Coliseu Figueirense, ainda mais com o reaparecimento de Joaquim Bastinhas nas arenas, ao cabo de quase 3 anos, certamente não me perdoaria de tamanha "crueldade". O regresso do toureiro de Elvas, agitou as hostes taurinas e o muito publico fiel ao seu toureio, há sua personalidade extrovertida, onde a valentia e a alegria têm pesos iguais (seja qual for a balança). Muitos quiseram acompanhar o regresso de Bastinhas. Muitos houve também que quiseram confirmar se ali estava o mesmo Joaquim Bastinhas de sempre. E estava!
Bastinhas continua fiel ao seu toureio, ao seu estatuto de figura, deixando no final da sua actuação uma mensagem: estou aqui! Contem comigo!.....Joaquim Bastinhas enfrentou o segundo da ordem. Recebeu-o vistosamente, empapando-o na garupa do cavalo, dobrando-se a gosto. Os compridos são citados de frente e a deixar o toiro arrancar primeiro. Nos curtos manteve o tom e o publico aplaudiu-o de pé, rematando a actuação com o seu par de bandarilhas inimitável..... Com Marcos Bastinhas teve inicio a segunda parte do espectáculo. Marcos Bastinhas recebeu o seu oponente dobrando-se muito bem com ele, colocando-o em terrenos que permitiram uma boa série de compridos. Nos curtos, com o cavalo "Capanegra", a actuação subiu a um patamar superior, tanto nos cites como na cravagem dos ferros, antecedidos de brega vistosa. Uma lide onde os remates  foram de fino gosto. Não faltou o par de bandarilhas a fechar uma muito boa actuação do jovem ginete de Elvas."(aficionadosdeportugal Francisco Santos 24/07/2018)


                                                                                              Fotos D.R.

A lide de Marcos Tenorio na Figueira da Foz frente ao de Higino Soveral.


terça-feira, 24 de julho de 2018

Marcos Tenorio, dia 11 de Agosto, toureia na Póvoa do Varzim, a tradicional corrida de Homenagem aos Emigrantes.



Marcos Bastinhas: para além do toureiro - o homem!


"Ainda sobre a emocionante noite que vivi na Figueira da Foz, voltar a tourear ao lado do meu pai foi uma concretização gigante, às vezes só precisamos de acreditar e as coisas acontecem!... por isso, acreditem sempre! Agradecer a todos, à família, ao público, aos meus colegas de profissão, os que partilharam o cartel connosco e os que fizeram questão de lá estar nas bancadas, aos forcados, aos repórteres fotográficos, aos jornalistas, a todos aqueles que nos permitem fazer o que fazemos, as nossas equipas! Foi uma noite especial para todos, sentia-se isso, obrigado, em nome do meu pai também que estava feliz com todas as manifestações de carinho e eu feliz por vê-lo feliz!!! OBRIGADO!"



Figueira da Foz 21 de Junho de 2018: a lide de Marcos Tenorio ao toiro de Higino Soveral.

Momentos: Marcos Tenorio pela objectiva de Armando Alves...








segunda-feira, 23 de julho de 2018

Recortes de imprensa: "semanarioole.blogspot.com"

"Figueira da Foz: Bastinhas sempre!"


"O regresso de Joaquim Bastinhas foi um êxito enorme! Sem favores e sem amizades para quem pensava que Bastinhas viria defender-se e não arriscar enganou-se. Já o tinha dito na entrevista que concedeu ao Olé! que , "para se divertir não se vestia de toureiro". Entrou na arena para triunfar. Como se tivesse de provar alguma coisa. Como ele próprio diz "so quer superar-se a si mesmo e a competição é com ele mesmo". Respeita os colegas mas entra ana arena respeitando o publico. Toureou de frente e com verdade. Não escolheu toiros fáceis. Toureou o que lhe propuseram. E foi uma noite histórica! Triunfou! Mas triunfou com muita força. Esteve quem esteve e foram muitos os que viajaram de muitos pontos do nosso país. Bastinhas é diferente! Bastinhas é do outro mundo! Profissional, artista, de uma empatia fora do normal. Bastinhas esteve enorme e o seu filho não lhe ficou atrás. Foi uma corrida de êxitos. Ninguém esteve mal e todos triunfaram cada um ao seu estilo. Os toiros foram bons e deram emoção e risco. A tal de que tanto falo. Boas Pegas e muito sentimento. 
Bastinhas regressa em Setembro para mais dois ou três contratos. E para o ano fará mais.Força Joaquim Bastinhas! E um grande bem haja por tudo o que tem feito pelo Toureio a Cavalo! Bastinhas sempre!" (semanarioole.blogspot,com)


Entrevista a Joaquim Bastinhas registada pelo DN e publicada horas antes do espectáculo...


O regresso de Bastinhas: "Tive fé. Sempre acreditei que voltaria às arenas"

De regresso às arenas quase três anos depois do acidente grave que sofreu, com uma máquina agrícola, Joaquim Bastinhas faz neste sábado a sua primeira corrida desde 2015, no Coliseu Figueirense, na Figueira da Foz.




Voltar às arenas três anos depois de ser forçado a afastar-se é certamente um momento de grande emoção. O que lhe vai na cabeça e na alma? Muito nervosismo?
Acima de tudo é a responsabilidade de voltar a vestir a casaca, pisar a arena, encontrar-me com o público e partilhar cartel com os colegas. Depois, sem dúvida, a emoção de ter vencido uma etapa difícil da minha vida e poder voltar a fazer aquilo de que mais gosto: tourear. Quanto ao nervosismo? Não será bem essa a palavra-chave do momento. Diria antes a emoção de poder partilhar o meu toureio com o público, o qual sempre me apoiou e fez de mim o toureiro que sou e todos conhecem.
Sofrer um acidente assim depois de uma vida na arena - e com uma recuperação lenta e difícil - deve ter sido muito difícil. Temeu não conseguir voltar?
Foram momentos bastantes complicados e obviamente passaram-me muitas coisas pela cabeça. Mas sempre acreditei que mais tarde ou mais cedo voltaria às arenas. Tive no entanto, psicologicamente, de juntar todas as minhas forças. A razão, o querer - acreditei sempre em mim: tive fé!
Esta será uma de muitas corridas que ainda quer fazer? Pretende continuar depois das oito que já tem marcadas para esta temporada?
Enquanto o público estiver comigo, enquanto sentir prazer e desfrutar do toureio, claro que sim. Evidentemente que chegará um dia o momento de despedir-me das arenas, mas nem por isso deixarei de ser toureiro. Aliás, não penso nisso! Há que viver o momento presente, ser positivo e objetivo, para aproveitar todas as oportunidades e pedaços bons que a vida nos vai proporcionando.
Sair ao lado do seu filho é um sonho cumprido? Gosta de ver a família segui-lo?
Sem dúvida! No entanto, a partir do momento em que nos dirigimos para a praça de toiros, o bilhete de identidade fica no quarto do hotel. A família é um pilar da nossa existência. Como diz o ditado popular: "Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher." Não quero com isto estar a gabar-me, mas de facto esta frase espelha bem a importância da família no nosso quotidiano. Os filhos são o nosso "prolongamento", diria mesmo que, por vezes, são eles quem concretiza algo que deixámos para trás, que gostaríamos de ter feito ou que tivesse acontecido e não foi possível. Contudo, nunca desrespeitando também os seus projectos de vida. Enfim, penso que isto resume a importância da família no dia-a-dia de todos nós.
Ser cavaleiro tauromáquico não é uma vida fácil. Teve de abdicar de muita coisa para seguir essa vida?
Para levar com seriedade uma profissão e atingir os melhores resultados, tem de haver trabalho, dedicação e ambição. Ora, estas premissas requerem e exigem uma boa dose de disciplina pessoal, a qual obriga à perda de liberdade, requerendo muita responsabilidade. O toureio, sendo uma profissão exposta ao público e uma arte feita de momentos, não abdica de muito trabalho exigente, diário e muito menos subordinado a um horário ou calendário. É evidente que tive de me privar de algumas coisas inerentes ao normal da idade da juventude, mas por outro lado há o retorno muito positivo que tenho vindo a obter, ao longo da minha carreira e vida pessoal... Só posso dizer que valeu a pena!
Como vê a atual discussão sobre o futuro da tauromaquia, em que os animalistas têm ganho força - ainda que a proposta para acabar com as corridas tenha sido recentemente chumbada...
Num Estado de direito e democrático a tomada de posições radicais é uma "coisa" antinatura. Sem razão pela falta de respeito da cultura, tradição, história e até da dimensão económica da tauromaquia na economia do país. Mais: é por ser também e acima de tudo a negação da opinião, do gosto e do pensamento oposto. É castrador da liberdade individual e coletiva. Felizmente que até ao momento tem havido bom senso da classe politica, poder de argumentação das entidades defensoras da festa e da maioria da sociedade portuguesa.

                                                                                            in DN 20/07/2018

"Foi uma noite onde tive a certeza que "os sonhos comandam a vida."


Vivi na Figueira da Foz um dos dias mais bonitos da minha vida! Toda a fé, toda a ilusão, todo o carinho de uma vida, naquele momento fez bater mais depressa o meu coração. Foi uma sensação muito forte pisar aquela arena e perder a vista em tantos rostos conhecidos! Tantos rostos familiares, companheiros, amigos. Lutei. Lutámos! E aqui estou de novo convosco, para desfrutar e amar a minha arte, a qual sempre com tanta ilusão a tenho vivido. Estar de novo convosco, que dos quatro cantos de Portugal quiseram acompanhar-me, o meu muito obrigado e uma abraço do tamanho do mundo á minha família que sempre me apoiou, ao publico, colegas forcados; enfim, a todos os que intervieram no espectáculo - sem excepções, nas bancadas ou na arena: Bem Hajam!


                                                         Elvas
                                                          23 de Junho 2018

                                                         Joaquim Bastinhas



                                      Fotos D.R.

Sobre o regresso ás arenas do Maestro Joaquim Bastinhas o que foi escrito:

                               "Barreira de Sombra"                                                          


"Primeira corrida do cavaleiro após acidente em 2015
marcada para sábado no coliseu figueirense, na Figueira da Foz

210718 - figueira da foz (5).jpgO mestre Joaquim Bastinhas, um dos mais aclamados cavaleiros tauromáquicos de Portugal, está de regresso às arenas após o acidente que sofreu em setembro de 2015. O reencontro com os aficionados está marcado para as 22h00 deste sábado, no Coliseu Figueirense, na Figueira da Foz.
Esta é a primeira de um conjunto selecionado de oito importantes corridas que vai realizar até ao final da presente temporada. Na Figueira da Foz tudo está a ser feito para que este seja um dos mais marcantes momentos da tauromaquia portuguesa em 2018.
Ao fim de quase três anos, durante os quais se submeteu a duas importantes cirurgias, para recuperar do grave acidente ocorrido em setembro de 2015, Joaquim Bastinhas, de 62 anos, protagoniza um dos mais aguardados regressos de que há memória.
O laureado cavaleiro é a principal figura de um cartaz de luxo, que está a entusiasmar aficionados de Norte a Sul do País. Com ele, além do filho Marco Bastinhas, vão estar em praça João Moura, Rui Salvador, Marcelo Mendes e David Gomes.
Na corrida vão participar os grupos de forcados amadores de Tomar, Chamusca e Monforte. Os touros são da ganadaria Higino Soveral."







"Tauronews"

21 de Julho, Figueira da Foz: A reaparição de Joaquim Bastinhas

domingo, 22 de julho de 2018

Joaquim Bastinhas o regresso á tanto esperado coroado com uma lide de Arte e Maestria." As primeiras da imprensa hoje:



"Noite de plena apoteose e redobrada emoção ontem na Figueira da Foz na corrida de abertura da Temporada de Verão, a corrida "Correio da Manhã/Centro" - marcada pela reaparição de Joaquim Bastinhas quase três anos depois do grave acidente que o ia deixando incapacitado.

Muita fé, muito querer, uma tremenda força de vontade e a arte suprema de todos os tempos trouxeram de volta às arenas o cavaleiro que mais falta fez à Festa nas duas últimas temporadas.

De novo em grande forma, Bastinhas foi recebido de pé pelo público que preenchia três quartos das bancadas do bonito Coliseu Figueirense e o director de corrida Francisco Calado teve o bonito e aficionado gesto de mandar a banda tocar mal o Maestro entrou em praça.

Frente a um grande toiro de Higino Soveral, ganadaria que ontem obteve um triunfo notável, Joaquim Bastinhas marcou o seu regresso às arenas com uma lide empolgante, a mesma raça, a mesma garra, o mesmo valor, a eterna maestria.

O público vibrou a cada ferro, a cada remate e não poupou ovações, mais que merecidas, à casta e ao valor do, ainda e sempre, mais popular dos nossos cavaleiros.
Física e moralmente recomposto, Joaquim Bastinhas terminou a sua apoteótica actuação com o tradicional par de bandarilhas e até mesmo com o salto do cavalo para a arena, um gesto que muitos consideram impensável depois de todas as fracturas que sofreu. Empolgante, emotivo, benvindo sejas! Nunca um toureiro fez tanta falta! E graças a Deus, temos Bastinhas de volta! Sempre! E como sempre!" ( Miguel Alvarenga - (Farpasblog 22/07/2018)




Marcos: a mais bonita
das homenagens a seu pai!

"A actuação de Marcos Bastinhas era aguardada com justificada emoção, também. Chamou o pai à arena e brindou-lhe a sua lide, como aliás o tinham feito Moura, Salvador e os forcados. Por fim, Marcos tinha de novo o seu pai a seu lado. E prestou-lhe a maior e a mais bonita das homenagens. Bravo e encastado o toiro, bravíssimo o toureiro. Marcos ainda não foi, nem está anunciado, ao Campo Pequeno. Não tem toureado muito. E pelo êxito que teve ontem, ficamos todos sem entender as razões desse "afastamento".
Empolgou, arrepiou e demonstrou quanta raça lhe vai na alma. Estava feliz pelo dia que todos vivíamos, pela festa do regresso de seu pai, que todos ali celebrávamos com uma alegria sem fim. E abriu o livro para honrar o apelido que leva às costas e a responsabilidade que traz em cima cada vez que toureia. Lide memorável, desde a forma como parou o toiro no centro da arena dobrando-se num palmo de terreno, à verdade e ao arrojo com que entrou pelo toiro dentro, pisando terrenos de alto compromisso, cravando ferros que levantaram o público da bancada. No final, também, a marca da casa: o par de bandarilhas, o salto do cavalo, a praça em alvoroço!" (Farpasblog Miguel Alvarenga 22/07/2018)




Joaquim Bastinhas na Figueira - O Royal Flush! 

"Joaquim Bastinhas, conseguiu aquilo que muitos não julgavam ser possivel. Mas foi. Garanto que foi e para ele, para a sua persistência, capacidade de luta e resistência, a maior ovação da noite. Duas voltas à arena, premiando uma actuação completa, digna da máxima figura do toureio que é. Imagine-se, que terminou com um bom par de bandarilhas e inclusive, apeou-se do seu cavalo, como nos bons velhos tempos." 

"Todo o respeito por este ícone da tauromaquia lusa!"(touroeouro 22/07/2018)

"O quarto teve por conta de Marcos Bastinhas, alegre e comunicativo durante toda a sua prestação. Destaca-se um dos seus curtos, numa 'faena' com epílogo num par de bandarilhas, ou não fosse a marca da casa."(touroeouro 22/07/2018)



“Nem eu, nem ninguém acreditaria que poderia voltar às arenas, mas aqui estou com toda a minha entrega e afición”, diz Joaquim Bastinhas... Em declarações ao Toureio.pt, Joaquim Bastinhas após a sua lide disse que, “realmente tem sido uma noite de êxito, uma noite de triunfo. Era a noite e a lide esperada que eu sonhava e que sonhei durante estes três anos de ausência, em que não pude estar depois do acidente gravíssimo que tive e que realmente sonhei, sonhei muito e este sonho concretizou-se hoje e sou uma pessoa feliz, eu e a minha família.”

O cavaleiro de Elvas afirmou ainda que “o querer, a vontade, o esforço, a entrega, tem-me ajudado na minha recuperação, não estou a 100% mas ando lá perto, efetivamente, se fôssemos a pensar nisso passados alguns meses depois do acidente, nem eu nem ninguém acreditaria que poderia voltar às arenas, mas aqui estou com toda a minha entrega, com toda a minha afición e sou uma pessoa feliz hoje.”
Questionado sobre qual será a próxima actuação, Bastinhas deixou claro que “agora já veremos, durante o mês de agosto não vou tourear nenhuma corrida, porque o meu filho tem 19 corridas contratadas mas para setembro iremos fazer mais 3 ou 4.” (toureio.pt Hugo Calado 22/07/2018)





"Uma boa corrida marcou o regresso do "DESEJADO" ( Joaquim Bastinhas)...
Os milagres existem. Desde sempre existem histórias que contam factos reais, porém extraordinários, para os quais, aparentemente, não existe nenhum explicação e que narram situações inverossímeis, como inverosimel foi ontem ver reaparecer J. Bastinhas depois do acidente que sofreu há três anos, e que toda a fé do mundo aleada a uma vontade indómita e a uma paixão infinita, conduziram o toureiro ao seu regresso ás arenas.
Vários toureiros e aficionados de longe e bem longe estiveram presentes, em sinal de respeito, admiração e amizade.
JOAQUIM BASTINHAS...

Sempre que lhe falava ao longo destes três penosos anos, no seu regresso, respondia-me sempre desta maneira : "Só regresso quando me sentir a 150 por cento em forma".
Apresentou-se com uma ganadaria pouco cómoda, e de principio ao fim deu ideia que nunca tinha estado parado.
Que valor... que alma toureira...



MARCOS BASTINHAS

Foi com a emoção que os leitores imaginam que brindou ao Senhor seu pai, uma lide feita de raça e entrega, redonda, que empolgou o público. O último ferro que cravou montado no "Capa Negra", foi o momento mais alto da sua prestação..".(sortes de Gaiola 22/07/2018 João Cortesão)




"Figueira da Foz: Joaquim Bastinhas triunfo na reaparição...Joaquim Bastinhas, que depois de sofrer um grave acidente em 2015, regressou às arenas no Coliseu Figueirense.

Numa lide alegre e acertada, triunfou de verdade, rematando a lide com o tradicional par de bandarilhas. Duas merecidas voltas para Joaquim Bastinhas." (tauronews 22/07/2018)





"Bastinhas: o regresso em grande às arenas...
O cavaleiro Joaquim Bastinhas regressou às arenas na noite de ontem, após o acidente que sofreu em Setembro de 2015. 

A efeméride aconteceu na Figueira da Foz perante uma praça de casa cheia e Joaquim Bastinhas fê-lo com a mesma entrega, raça e querer, como se não tivesse existido interrupção alguma.

Havendo ainda espaço para rematar a sua actuação com o tradicional par de bandarilhas." (naturales 22/07/2018)




                                                                                                             Fotos D.R:



Marcos Bastinhas, 12 de Agosto, em ALDEIA DA PONTE.