terça-feira, 31 de maio de 2016

Apresentada a II Corrida de Toiros de Casével.

Realizou-se no passado sábado, na sede da Associação Recreativa e Cultural de Casével, a apresentação da 2ª Grande Corrida de Toiros de Casével.  Estiveram presentes os artistas e intervenientes da corrida do próximo dia 14 de Agosto: os cavaleiros Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr., Fernando Silva apoderado de Marcos Bastinhas, Nuno Marecos, cabo do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, os quais irão pegar em solitário 6 toiros da Ganadaria de Herdeiros Paulino da Cunha e Silva, representada nesta tarde por Alexandre da Silveira. Após a intervenção do moderador da mesa, Francisco Morgado, falaram todos os intervenientes desta corrida prometendo tudo fazer para que o espectáculo, uma vez mais seja um sucesso.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Marcos Tenorio nas Sanjoaninas. O regresso da cavaleiro de Elvas "á feira taurina do Atlantico", Açores 2016.

Marcos Tenorio está de regresso a mais uma edição das tradicionais Sanjoaninas, uma das feiras taurinas de maior gabarito no panorama taurino nacional, com sede na ilha Terceira (Açores). Este ano Marcos Tenorio toureará na corrida concurso de ganadarias, a 25 de Junho onde terá como companheiros de cartel Gilberto Filipe e Tiago Pamplona. No dia seguinte, 26 de Junho, compartirá cartel com Gilberto Filipe e João Pamplona.




quarta-feira, 25 de maio de 2016

Marcos Tenorio toureia dia 2 de Julho na corrida integrada nas Festas de S.Pedro.



A tradicional corrida inserida nas Festas de S. Pedro do Montijo, a realizar no dia 2 de Julho.tem já o cartel rematado sendo composto pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, Marcos Tenório e o praticante Luís Rouxinol Jr.. Serão lidados toiros da ganadaria Vinhas e as pegas estarão a cargo dos Grupos Amadores do Ribatejo, T.T. Montijo e Amadores do Montijo. Nesta corrida será homenageado Alfredo Vicente "Rouxinol"  antigo cavaleiro amador e forcado, pai e avô dos cavaleiros Luís Rouxinol e Luís Rouxinol jr.

"Dardo"


terça-feira, 24 de maio de 2016

Ainda de S. Manços...




























Imprensa sobre a actuação de Marcos Tenorio em S. Manços.


"Marcos Bastinhas rubricou duas emotivas lides em que chegou ao público com a sua marcante alegria." (farpasblog 23/05/2016 / Miguel Alvarenga)


 "Marcos Bastinhas voltou a demonstrar um toureio com muita personalidade, não concedendo facilidades aos seus oponentes, apertando sempre. No seu primeiro, e terceiro da corrida, o menos luzido dos "Passanhas", apoderou-se dele desde inicio dobrando-se bem, dando-lhe a garupa da montada, para deixá-lo colocado e cravar dois bons compridos rematados com classe. Nos curtos escolheu com acerto os terrenos e desenhou bonitas sortes. O melhor do cavaleiro de Elvas veio no ultimo da tarde, um toiro com outras condições de lide e ao qual o cavaleiro sacou todo o partido, de inicio ao fim da lide. Recreou-se na brega e nos adornos, cravou com decisão. No terceiro curto aguentou uma enormidade pelo toiro tendo cravado o melhor ferro da tarde . Despediu-se com o tradicional par de bandarilhas, firmado com assinatura distinta." (arenascom.blogspot.com 22/05/2016 / Jorge Reis)


Imprensa sobre a actuação de Marcos Tenório na corrida realizada no domingo na praça de toiros da Moita do Ribatejo.


"Abriu a segunda parte o cavaleiro Marcos Bastinhas. Um toiro que se adiantava e ao qual procurou dar a volta com três compridos do qual o último foi o melhor. A série de curtos, regulares na sua maioria, foi rematada com um par de bandarilhas e um ferro de palmo, tendo entendido bem o toiro, as suas querenças e distâncias." (barreiradesombra 23/05/2016 / António Lúcio) 


"Marcos Bastinhas teve por diante um manso, arrobado, que se adiantava, de investidas curtas, derrotando alto, esperando o toureiro, que com o seu habitual valor e entrega obrigou-o, dominou-o, dando a lide correcta tendo fechado a lide com um vistoso "palmito." (arenascom.blogspot.com 23/05/2016 / Firmino Martins)


"MARCOS BASTINHAS: deu ao toiro (dos piores da tarde) a lide correcta, mostrando estar cada vez mais maduro na arte de tourear a cavalo." (sortesdegaiola 23/05/2016 / João Cortesão) 


segunda-feira, 23 de maio de 2016

Marcos Tenorio esta tarde na Moita lidou sem rodeios o manso de "Vasconcellos e Souza d´Andrade".




Face ao manso da ganadaria " José Luis Vasconcellos e Souza D´Andrade" Marcos Tenorio destapou todo o seu valor. Com mando e serenidade, a arte e raça do cavaleiro de Elvas, levou de vencida a mansidão encastada do toiro que lhe coube lidar.





sexta-feira, 20 de maio de 2016

Uma tarde de campo na Coudelaria Helena Nabeiro Tenorio.

 Agora que a primavera chegou em definitivo, dando o brilho tão característico (e que já tardava) aos campos, captámos algumas imagens na Herdade de Belver, onde pasta o efectivo da coudelaria de Puro Sangue Lusitano da família Bastinhas.


















E amanhã já sabe: corrida de toiros é em S. Manços!


Bom fim de semana.