quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Com Marcos Tenorio em mais um dia de trabalho na coudelaria "Helena Nabeiro Tenorio".


31 de Dezembro de 2015 - ultimo dia do ano, uma volta mais pelos campos de Belver, éguada e com Marcos Tenorio, acompanhámos alguma da rotina na quadra do monte, onde se encontram  alguns poldros da desmama 2015.  As fotografias e até amanhã... já em 2016.




























quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Joaquim Bastinhas: "o melhor presente do natal? ... o amor da família, a amizade e carinho dos amigos, a solidariedade do Homem 365 dias no ano."

Nesta quadra que vivemos, as visitas entre amigos e familiares tornam-se mais frequentes. Um deles, o das barbas brancas e farda vermelha, quase nunca falha nesta época do ano, cumprindo uma tradição, que se perde no tempo, uma vez mais visitou todos quanto pôde na aldeia global. Esteve também nas "Algramassas", com Joaquim Bastinhas, que juntou família, amigos e colaboradores, para fazerem um brinde de boas festas e ao natal. O seu presente? Rui Nabeiro foi o portador e entregou um presente muito especial ao Maestro... a réplica da praça de toiros do Campo Pequeno, praça onde o cavaleiro de Elvas, tem vivido tantas tardes e noites de alegria, triunfando amiúde, tendo como companheiros o carinho do publico e aficionados. 




terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Joaquim Bastinhas; a minha quadra - "Actor".

Novo na quadra de toureio de Joaquim Bastinhas, o "Actor" foi também utilizado no inicio da época por Marcos Tenório. Com o Maestro saiu em diversas corridas não só em praças de primeira, mas também nas de província, onde em alguns caso toureou um toiro inteiro, sendo no entanto por norma utilizado na ferragem curta. o "Actor" ostenta o ferro da "Herdade da Caniceira", raça lusitano, inteiro, sendo ruço de pelagem - "Actor".







segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Joaquim Bastinhas: a minha quadra - "Tivoli".

O "Tivoli" é sobejamente conhecido dos aficionados e do publico em geral. Montada da inteira confiança do Maestro Joaquim Bastinhas, veterano na sua quadra, experiente e rodado, pode sair a qualquer toiro, assim o Maestro o entenda, sendo utilizado nos curtos, ferros de palmo e pares de bandarilhas. o "Tivoli", tem ferro "Oliveira Martins", é cruzado e baio de pelagem: "Tivoli".

















domingo, 27 de dezembro de 2015

Joaquim Bastinhas. imagens que marcaram a temporada 2015 (II).

Continuando a nossa ronda sobre a temporada do Maestro Joaquim Bastinhas, uma temporada em que o cavaleiro de Elvas  uma vez mais espalhou arte alicerçada de um toureio muito peculiar, próprio, genuíno na interpretação, no sentimento, com a alegria e irreverencia da sua própria personalidade, desafiando-se em cada sorte, procurando sempre superar-se ao cabo de 32 anos de alternativa. Sempre foi assim! Sempre será assim! O MAESTRO nunca se rendeu, nunca virou a cara aos desafios. É figura do toureio. É figura dentro e fora das praças! Uma vez mais, de norte a sul de Portugal na temporada de 2015: Bastinhas é, foi e... será Bastinhas!

 Figueira da Foz





Ferrel





Nazaré




Évora

















Riachos










Nazaré