sábado, 28 de dezembro de 2013

Momentos III

Ao longo da temporada de 2013, Joaquim Bastinhas sentiu bem de perto o carinho e o respeito de todos. A forma de reconhecimento por parte de diversas instituições, empresários, aficionados, amigos e público em geral, foram as diversas homenagens de que foi alvo o cavaleiro Elvense. Neste “momentos (III) da temporada 2013”, ficam algumas imagens desses instantes vividos. 
Santarém


Nazaré

 

Redondo

 

Alvaiázere

Idanha-a-Nova

Crato

Elvas


 


Beja

Golegã  


assim como a amizade 

 





e a popularidade de uma grande figura do toureio: 
Joaquim Bastinhas







sábado, 21 de dezembro de 2013

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório Bastinhas na primeira edição mensal do "Olé", comentam temporada

Na edição de 18 de Dezembro do jornal de tauromaquia "Olé", que passou agora a mensal, Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório Bastinhas em destaque.




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas galardoados pela Radio Portalegre


 
Os três mais destacados cavaleiros da última temporada premiados pelo programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre: João Ribeiro Telles (Triunfador da Temporada),
João Moura Caetano (Consagração) e Marcos Tenório Bastinhas (Destaque da Temporada). A lista de premiados foi divulgada há momentos na última emissão de 2013 do programa taurino mais ouvido em Portugal

A Rádio Portalegre acaba de anunciar os vencedores dos prestigiados troféus atribuídos pelo programa "3 Tércios", de Hugo Teixeira e Pedro Pinto, que todos os anos distinguem os grandes triunfadores de cada temporada.
Os eleitos foram há momentos divulgados por
Hugo Teixeira na última edição de 2013 do "3 Tércios", que se iniciou às 22 horas e que pode ainda ouvir, até às 23, nas frequências 100.5 e 104.5 FM ou aqui na internet clicando em www.radioportalegre.pt

O troféu "Triunfador da Temporada" foi outorgado ao cavaleiro João Ribeiro Telles, tendo sido João Moura Caetano premiado com o troféu "Consagração" e Marcos Bastinhas distinguido com o prémio "Destaque da Temporada" - sem dúvida, os três jovens cavaleiros que mais se destacaram ao longo desta última temporada em arenas nacionais.

Eis a lista completa dos premiados:
- Peão de Brega: Duarte Alegrete.
- Bandarilheiro: Cláudio Miguel.
- Ganadaria: Palha.
- Troféu novilheiro praticante e bezerrista: decidiu o programa "3 Tércios" atribuir o galardão á Academia de Toureio do Campo Pequeno, pelo trabalho realizado sob o comando do matador José Luis Gonçalves.
- Novilheiro: Manuel Dias Gomes.
- Matador (Carreira): Luis Vital "Procuna".
- Homenagens: João Moura (35 anos de alternativa), Manuel Jorge de Oliveira (que este ano se despediu das arenas), Joaquim Bastinhas (30 anos de alternativa) e António Ribeiro Telles (30 anos de alternativa).
- Aficion: Paco Duarte e António Tereno (presidente da Câmara de Barrancos).
- Grupo de Forcados: Amadores de Montemor.
- Melhor Forcado: Francisco Borges (GFA Montemor).
- Forcado Revelação: Fábio Mileu (GFA Arronches).
- Troféu Prestígio: António Manuel Cardoso "Nené" e Rui Bento.
- Revelação de alternativa: Filipe Gonçalves.
- Destque da Temporada: Marcos Tenório Bastinhas.
- Cavaleiro amador: Luis Rouxinol Jr.
- Cavaleiro praticante: Jacobo Botero e Miguel Moura (ex-aequo).
- Máximo Triunfador da Temporada: João Ribeiro Telles Jr.
- Consagração: João Moura Caetano.
 
Os troféus serão entregues no próximo dia 22 de Março durante um jantar na Estalagem Rainha Santa Leonor em Cabeço de Vide, iniciativa inserida no Fim-de-Semana Taurino do Concelho de Fronteira.
O programa "3 Tércios" disse hoje adeus a 2013, não indo para o ar nas próximas duas semanas (Natal e Ano Novo). Regressará na primeira semana de Janeiro.

Foto M. Alvarenga, Emílio de Jesus e Duarte Chaparreiro


Imagens da temporada 2013

Joaquim Bastinhas neste final de ano 2013 e após ter feito a analise do que foi a sua temporada, dá a conhecer alguns dos momentos vividos:
Campo Pequeno - 16 de Maio de 2013




domingo, 15 de dezembro de 2013

Joaquim Bastinhas fala da sua temporada

Joaquim Bastinhas terminou a temporada 2013 com 41 actuações, divididas por festivais e corridas de toiros, entre Portugal e França. Na temporada comemorativa dos seus 30 anos de alternativa, o cavaleiro de Elvas faz o balanço da mesma: “ foi uma temporada que me tocou especialmente não pela forma como correu, mas também pelo carinho que o publico demonstrou perante mim. De norte a sul de Portugal, vivi momentos inolvidáveis. No plano artístico tudo correu na perfeição. A quadra em que apostei esteve á altura dos desafios, o qual me deu ainda mais confiança para além daquela que já sentia e isso deu-me uma motivação extraordinária, acabando inclusivamente por tourear mais corridas do que inicialmente tinha planeado fazer…

Trinta anos de alternativa, trinta espectáculos!?
Sem dúvida. Coadunava-se com os anos que levo como profissional do toureio. Mas como compreenderão uma coisa é o que idealizamos outra é a realidade. As empresas quiseram contratar-me, o que por um lado demostra o interesse que mantenho em todos os cartéis que integro, mas acima de tudo que o público continua a querer “ver o Bastinhas tourear”. E repare é um público pluralista no tocante a idade. Inclui pessoas de todas as faixas etárias e isso é muito gratificante para um toureiro. Um artista saber que para além de manter o seu público, continua a conquistar novos adeptos é muito gratificante.

Isso significa missão cumprida?
Não de forma alguma! Em tauromaquia não existe esse tipo de linguagem… pelo menos para mim. Existe o tourear bem e por vezes o menos bem --- também acontece. O importante é cada vez que lidamos um toiro estarmos bem e se possível melhor que os outros. Esta ambição é importantíssima; quanto a mim é uma das grandes chaves para o sucesso de qualquer toureio. A experiência é muito importante, mas a ambição em toureio é fundamental. E para isso não existem idades. No toureio há a satisfação de terminar uma lide e o toureio ter a satisfação de sentir que rubricou uma boa actuação. Essa sim é a sua missão. Agradar e não defraudar o público, procurar sempre evoluir, adaptar-se ao toiro do momento, porque esses também têm mudado as suas características ao longo dos anos face ao gosto do público e o surgimento de novos toureiros. Todos estes desafios em meu entender não permitem que um toureiro possa utilizar o termo “missão cumprida”. Talvez no momento em que pense retirar-se das arenas e concisamente analisar todo o significado que a sua carreira pesou na tauromaquia, enquanto esteve no activo. Mas de qualquer forma, no nosso intimo, existirá sempre qualquer detalhe, mesmo sendo um pequeníssimo pormenor, que não se concretizou. Como sempre digo a perfeição está sempre um passo há frente se quisermos evoluir, tanto nas arenas como na vida!

Daí que tenha introduzido na sua tauromaquia os ferros em sorte de violino?
Já lhe dei a resposta a essa pergunta. Eu sempre fui fiel ao meu toureio, ou àquilo que eu sinto ser o toureio a cavalo á portuguesa. Um toureiro alargar o seu reportório só o valoriza porque vai mantendo o seu interesse junto do público. Agora não pode é desvirtuar a sua imagem, ou melhor abandonar a raiz do seu toureio e passar a praticar “aquele que está de moda”. O toureio tem que ter personalidade! E isso é da responsabilidade do toureiro, imprimir-lhe identidade! Depois “ir refrescando o seu reportório com alguma novidade” não me parece nada mal”! O público também aprecia e gosta de ver, até onde um toureiro consegue chegar!

Apesar de estarmos ainda em 2013 (no final), já existem algumas ideias para a próxima época de 2014?
Sim, logo que finalizo uma temporada, de imediato começo a pensar na seguinte. Poderão existir algumas novidades, se assim lhe posso chamar, em relação a este ano… na quadra… ainda é cedo para falarmos do assunto. Tudo está ainda em fase embrionária. Mas com certeza irão surgir ajustamentos, como sempre acontece de um ano para o outro. Vou aproveitar também para desejar a todos um feliz natal e um bom ano novo. E para o ano certamente iremos juntar-nos de novo, por esses caminhos e datas, do nosso Portugal taurino. Bom Natal para todos!

Joaquim Bastinhas destaque diversas publicações

Joaquim Bastinhas é capa da Revista “Moto Magazine” na edição Novembro/Dezembro 2013. Uma alargada entrevista, sobre os seus 30 anos de alternativa nas páginas centrais, onde o tema para além da tauromaquia, versou também o motociclismo, modalidade muito do gosto do toureiro. Também a revista Contra Barreira na sua edição nº38 de Agosto, deu particular destaque ao cavaleiro de Elvas.



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Youtube veta tauromaquia

A webpage Youtube está a proceder á retirada das imagens sobre tauromaquia da sua plataforma, visando a exclusão do tema do site. Vários têm sido os comentários e opiniões de diferente sectores ligados á festa, entre os quais o dos profissionais do toureio. O cavaleiro Joaquim Bastinhas inquirido sobre o tema deu a seguinte resposta:

“Bom na realidade o que sei até ao momento, é que se tem verificado essa situação, sobretudo em relação às corridas integrais, ou á espanhola. Actualmente a VI MEO está a publicar todas as imagens video sobre festejos taurinos da América do Sul, Espanha e de Portugal (onde as lides não culminam com a morte do toiro na arena). È uma pena que mais uma vez se descrimine a arte, cultura e tradições de povos e nações, até porque se analisarmos mais a fundo, quantos turistas e aficionados ingleses, belgas, nórdicos, para já não falar de outros continentes, assistem a corridas de toiros? Talvez aqueles que agora proibiram a tauromaquia no Youtube, desconheçam a sua verdadeira dimensão, não só nas tradições culturais de muitos Países, mas também na economia dos mesmos. Todos têm direito às suas opiniões, credos e gostos. No entanto, penso que não se devem levantar proibições, sobre qualquer tema, sem se estar minimamente informado. Penso que o ideal será os diversos intervenientes, que tomaram a decisão de vetar a tauromaquia do Youtube, repensarem e analisarem com seriedade, debatendo com profissionais do sector, se vale a pena ou não, leva por diante esta proibição. Penso que nenhuma das partes ficará a ganhar com a proibição da tauromaquia no Youtube, ou noutro qualquer meio de comunicação. “

 

A Golegã da familia Bastinhas 2013


Uma vez mais a vila da Golegã foi palco da sua tradicional feira, onde todos os anos o cavalo é rei e senhor e foco de atenção não só nacional mas também a nível internacional, já que são muitos os estrangeiros que se deslocam ao certame. Este ano entre os dias 1 e 11 de Novembro, muitas coudelarias fizeram a sua habitual mostra de exemplares, havendo muitos outros ainda que aproveitaram para mostrarem os seus dotes equestres, entre as castanhas, passas, nozes, água-pé e sem esquecer o também tradicional “abafadinho”, o fado e flamenco, que rivalizaram em muitas tertúlias. Dos muitos eventos que tiveram como palco a vila da Golegã, no plano social realizou-se na Quinta dos Álamos na noite de 8 de Novembro, durante o tradicional Baile da Jaqueta, uma homenagem aos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e ao matador de toiros Ricardo Chibanga, assim como aos cavaleiros Bruno Pica e David Gomes, pelos seus excelentes desempenhos a nível internacional e nacional, com diversos títulos conquistados, um dos quais a nível mundial. Durante o evento o Dr. Gorjão Clara falou sobre o traje á português desde que surgiu até aos dias de hoje. No domingo, dia 10 de Novembro, no bar a “Casona”, Marcos Bastinhas fez a apresentação do seu novo site, onde ficaram bem patentes alguns dos aspectos inovadores que o mesmo apresenta e inovador em Portugal. Para o visitar basta digitar: www.marcos-tenorio.com ou www.facebook.com/marcostenorio.pt e ficará a conhecer muito mais sobre o mais jovem dos cavaleiros de Elvas.