segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Marcos Bastinhas: "ilusão, entrega e respeito pelo público"


"Na ilusão, englobo o meu desejo de, a cada dia que passa, aperfeiçoar a minha forma de tourear, a qual é fruto da minha entrega diária, na preparação dos cavalos e na compreensão do toiro. Nunca defraudar o público é para mim ponto de honra e ao Campo Pequeno um artista só pode vir com um objecto: triunfar!", concretiza. 
Marcos Bastinhas manifesta o maior respeito e admiração pela trajectória profissional dos seus alternantes que serão António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol: "António Ribeiro Telles é um cavaleiro que dá sempre gosto ver tourear. É um verdadeiro senhor da tauromaquia". Quanto a Luís Rouxinol, classifica-o como "uma grande figura, um cavaleiro que está sempre preparado para dar e dá sempre o melhor de si".
Manifesta também o maior respeito pelos grupos de forcados amadores de Santarém e do Aposento da Moita: "dois grupos de enorme prestigio e cujos cabos, forcados que muito admiro, o João Grave e o José Maria Bettencourt, estarão pela primeira vez no Campo Pequeno nessa funções. Aos dois novos cabos desejo as maiores felicidades nesta etapa das suas vidas, à frente de tão prestigiados grupos".
Quanto ao que o púbico pode esperar de Marcos Bastinhas, é peremptório: "luto com as minhas próprias armas: trabalho e vontade de triunfar qualquer que seja a praça. O Campo Pequeno, pela sua condição de 'Catedral Mundial do Toureio a cavalo' é a praça de maior responsabilidade e, por isso, estou contando os dias que faltam para a corrida, sentindo em mim uma cada vez maior vontade de triunfar. E faço votos para que o triunfo seja não só meu, mas igualmente dos meus alternantes e do ganadero".
Manifesta também o seu apreço pelo curro da ganadaria Murteira Grave que será lidado na quinta-feira: "é uma ganadaria do máximo prestigio em todo o mundo taurino. Leva ao Campo Pequeno um curro magnífico de trapío o qual, por certo, irá proporcionar momentos de grande emoção e verdade. Emoção e verdade é algo que tem de estar sempre presente na festa de toiros. Sem emoção, o espectáculo tauromáquico perde o seu principal aliciante. Mas não me parece ser difícil vaticinar que este curro vai proporcionar arte e emoção, ou seja, a verdade, que tanta falta faz à festa".