sexta-feira, 17 de junho de 2016

Elvas cidade aficionada e toureira, berço da Dinastia Bastinhas.


Ao longo de décadas a cidade de Elvas, hoje Património Mundial, sempre manteve uma forte tradição taurina. Cidade rica em monumentos e história, vizinha de extremenha Badajoz, ambas têm na sua génese uma forte aficion ao toureio. 


Na antiga praça de toiros da cidade alentejana muitas foram as figuras do toureio, quer a cavalo quer a pé pisaram a sua arena. Nas ultimas décadas surgiu uma Dinastia toureira a quem muito os Elvense e o publico em geral estima cujo apelido tem corrido mundo através do Maestro Joaquim Bastinhas acompanhado na ultima década por seu filho Marcos Tenorio, (Espanha, França, Venezuela), um toureiro da nova geração, que em cada corrida se tem afirmado, sendo já também uma referencias entre os seus pares no toureio a cavalo. 


Elvas acompanhou a evolução dos tempos e da sociedade, modernizando-se contando hoje com um magnifico Coliseu, onde a tauromaquia tem lugar temporada após temporada , com as comodidades que o publico merece, preservando acima de tudo a qualidade dos espectáculos. Da cidade de Elvas, do seu Coliseu e das corridas que ali se realizam versam as próximas imagens tendo como anfitrião Marcos Tenorio e claro o Maestro. 




A nossa vida é toda ela feita de acasos. Mas é o que em nós há de necessário que lhes há-de dar um sentido...
                                                           Vergiílio Ferreira