quinta-feira, 11 de junho de 2015

Imprensa hoje: Santarém a corrida do 10 de Junho.


"ANTÓNIO D’ALMEIDA PASSOU COM MÉRITO NA ALTERNATIVA; JORGE D’ALMEIDA DESPEDIU-SE DAS ARENAS EM TARDE ONDE TRIUNFOU DUARTE PINTO
A tradicional corrida que se realiza em Santarém no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, serviu uma vez mais para a alternativa de um cavaleiro, neste caso, a de António d’Almeida que foi concedida por seu pai e que nessa mesma data aproveitou a efeméride para se despedir das arenas. A cerimónia contou com o testemunho de Sónia Matias, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Salgueiro da Costa, com as presenças dos Forcados Amadores de Santarém e de Alcochete e frente a toiros de José Luís Vasconcellos e Souza d’Andrade, de diferentes tipos e comportamentos, com dois deles de boa nota (3º e 4º).
António d’Almeida trajou de azul e ouro e lidou o toiro nº 11, de 505 kg, burraco de pelagem, um toiro reservado e por isso tardo nas investidas, a medir constantemente as montadas. Com ele andou bem na brega e despachou com acerto a ferragem comprida. Nos curtos, a lide foi em crescendo, culminando com um ferro arrepiante pelos terrenos pisados, em sorte cambiada muito bem executada. Deu aplaudida volta com o forcado de Santarém João Brito que à 3ª tentativa e em curto consumou a primeira pega da tarde.
Em segundo lugar saiu um toiro com 480 kg e que tocou a Sónia Matias que andou em bom plano na brega e que viria a destacar-se na ferragem curta, onde o primeiro é de muito boa execução em sorte frontal e bem rematado, para terminar a sua lide com um vibrante violino sempre aplaudido pelo público. Para a pega saiu António José Cardoso, dos Amadores de Alcochete, que concretizou uma excelente pega de caras, tecnicamente perfeito em todos os tempos e que mereceu o prémio em disputa para a melhor pega.
Marcos Bastinhas continua imparável nesta temporada. Lidou um dos dois bons toiros desta corrida, deu-lhe importância e esteve muito bem na brega e na cravagem da ferragem, com um segundo comprido de muito boa execução e um segundo curto em que pisou terrenos de compromisso depois de se mostrar no cite a encurtar distância se a provocar a investida do toiro. Terminou a sua lide com um par de bandarilhas a duas mãos de muito boa nota. Deu volta com o forcado Luís Sepúlveda, do Grupo de Santarém, que consumou á segunda tentativa.
A segunda parte da corrida abriu com a lide de Duarte Pinto, todo um compêndio de toureio clássico, de verdade, procurando dar vantagens ao bom toiro que teve por diante e que, pela importância que lhe deu, o fez ir a mais durante a lide. Esteve bem com os compridos mas foi nos curtos que, francamente, impressionou. Deu distâncias, colocou-se de largo, avançou de forma pausada para os terrenos do toiro e cravou os ferros. Na fase final, mais em curto, provocou o toiro em dois ferros de muita exposição e que fizeram vibrar o público. Gonçalo Catalão, dos Amadores de Alcochete, cotou-se com uma rija cara ao primeiro intento.
O quinto não foi fácil nas suas investidas encastadas e com ele houve-se João Salgueiro da Costa a procurar o êxito, que conseguiria na ferragem curta com 3 ferros de muito boa nota e onde entrou nos terrenos do toiro provocando a sua investida. Uma boa prestação a que se seguiu uma boa pega de cernelha á primeira entrada por intermédio da dupla Lopo de Carvalho/David Romão.
Para a última lide saíu Jorge d’Almeida que esteve diligente e acertado na cravagem dos compridos e que repartiu com o filho António a parte dos curtos, onde ambos estiveram a gosto. Pegou este último toiro, à segunda tentativa e por Alcochete, Tomás Vale.
O júri composto por António Manuel Barata Gomes, António Lúcio e Dr. Luís Valente, decidiu por unanimidade que a pega vencedora era a executada por António José Cardoso, de Alcochete, ao segundo toiro da corrida, perante o aplauso geral do público.
Dirigiu com acerto Lourenço Luzio, assessorado pelo veterinário João Maria Nobre" (barreira de sombra 11/06/2015 Antonio Lucio)


MARCOS BASTINHAS
"Nos compridos, com um cavalo novo por sinal excelente, cravou ferros de valor. Iniciou depois o tércio de Bandarilhas com ferros ao piton contrário executados correctamente com forte emoção com um toiro que transmitia, para terminar com um excelente par a duas mãos. Consideramos esta lide redonda, porque as distâncias e terrenos foram escolhidos correctamente, a emoção sentiu -se na praça e as execuções foram de acertado recorte.." (sortes de gaiola 11/06/2015)

"Se ontem os mais jovens protagonizaram boas actuações, Marcos Tenorio Bastinhas mais uma vez foi um dos protagonistas. Uma brega poderosa, ferros de praça a praça com entradas ao piton contrário, um verdadeiro exemplo do bom toureio a cavalo á portuguesa. Senão veja-se: recebe o seu touro, dobrando-se muito bem com ele, parando-o e deixando-o colocado, crava três compridos, tirados a papel quimico, citando de praça a praça, cravando depois com poder reunindo com emoção, para depois levar o toiro fixo na garupa do cavalo. Os curtos são precedidos de brega vistosa, mandando sempre no toiro, coloca-o nos terrenos que elege. Depois sai a passo para o toiro, vai encurtando terrenos, atacando e entrando ao piton contrário soam as palmas do publico e a musica. Fecha a sua actuação com um ferro de palmo e depois, a pedido do publico, o par de bandarilhas por terrenos de dentro, cravado a rigor e certeiro...." (tauromaquia 11/06/2015 Paula Fialho)