sexta-feira, 31 de março de 2017

quinta-feira, 30 de março de 2017

Joaquim Bastinhas: Capitulo III parte I

Na temporada 2008, para além de conceder alternativa a Marcos Bastinhas é alvo de diversas distinções, entre as quais a atribuição do seu nome   a uma das ruas da sua cidade de Elvas, assim como o descerramento de uma placa no "Coliseu Rondão de Almeida", de Elvas perpetuando as bodas de prata como profissional do toureio, na cidade que o viu nascer. Em 2013 volta a viver uma época de particular destaque, na comemoração dos seus 30 anos de alternativa. Inicia a temporada a 16 de Maio na praça de toiros do Campo Pequeno concedendo o doutoramento ao cavaleiro João Maria Branco, testemunhada pelo rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza. Em Santarém a 1 de Junho é a vez de conceder mais uma alternativa, desta feita a Mateus Prieto. A temporada é intensa, superando fácilmente e uma vez mais a fasquia dos 40 espectáculos, sendo distinguido em múltiplas corridas por todo o Portugal: Nazaré, Crato, Redondo, Póvoa do Varzim, Pinhel, Cartaxo etc. Em Setembro, a habitual corrida de toiros que tem lugar durante a Feira do S. Mateus de Elvas é de Gala á Antiga portuguesa, esgotando o Coliseu, resultando também no plano artístico um espectáculo brilhante. Dos muitos tributos ao cavaleiro de Elvas e a finalizar esta época a APPCDME nomeia-o sócio honorário da instituição, procedendo a edilidade da cidade, á atribuição da chave de ouro do concelho de Elvas. Neste ano ainda começa a germinar um projecto que levaria nos dois anos seguintes uma exposição itenerante, versando a carreira e a personalidade do Maestro . Da autoria de sua esposa Helena Nabeiro Tenorio o evento percorre o alto Alentejo, tendo inicio na cidade de Elvas, seguindo-se  Portalegre, Alter do Chão e é um verdadeiro sucesso. 

































domingo, 26 de março de 2017

Marcos Tenorio: abertura auspiciosa da temporada em Ourique.

Marcos Tenorio deu ontem inicio á sua temporada 2017, mostrando como sempre "ao que vem". Com o seu sentido de lide apurado e um toureio de inegável valor, Marcos com o "Danone", CapaNegra" e "Ellora", deixou explicito a sua preparação e todo um trabalho e entrega posta na quadra ao longo do defeso, sendo que a prestação das suas montadas, demonstraram bem, a plena motivação para a época que aí vem. Perante o exemplar da "Quinta MataoDemo", exibiu o cavaleiro um entendimento perfeito das caracteristicas do seu oponente, lidando-o, escolhendo terrenos certos, ao que se sobrepuseram os ferros com muito mérito e valor. Uma actuação que agradou e a afirmar: "aqui estou. Venham as outras corridas!" 



terça-feira, 21 de março de 2017

Joaquim Bastinhas: capitulo II parte VII

Vivendo intensamente a profissão os 365 dias do ano, Joaquim Bastinhas viveu uma das noites mais gratificantes da sua carreira na praça de toiros do Campo Pequeno, em 10 de Julho de 2008, concedendo a alternativa a seu filho Marcos Tenorio Bastinhas: "um sonho tornado realidade e a continuidade do meu nome nas arenas. No entanto também uma responsabilidade, que tem sido levada de vencida pelo Marcos, através do seu toureio e valor como toureiro." Foi com naturalidade que cresceu a afición em Marcos Tenorio, assim como no seu irmão Ivan Nabeiro (cabo fundador do Grupo Forcados Amadores Académicos de Elvas), ao acompanharem desde tenra idade o seu pai quer nas corridas de toiros, quer no dia a dia de campo ou arranjo e treino dos cavalos. Aliás falando em alternativas, o Maestro concedeu atá ao momento 24, sendo a primeira a João Carlos Pamplona (Angra do Heroísmo)) seguindo-se  Antonio Ventura (Campo Pequeno), Baptista Duarte (Tomar), Jorge d´Ourique (campo Pequeno), Nuno Pardal (Campo Pequeno), Tito Semedo (Beja), Carlos Miguel (Moita), José Soudo (Évora), Claudio Travessa (Salvaterra de Magos), Jason Palma (Caldas da Rainha), Ana Baptista (Coruche), Rui Santos (Póvoa do Varzim), João Carlos Folgado (Portalegre), Gilberto Filipe (Montijo), Miguel Duarte (Caldas da Rainha), Tiago Pamplona (Angra do Heroísmo), Gaston Santos (Campo Pequeno), Marcos Tenorio (Campo Pequeno), Tiago Carreiras (Campo Pequeno), João Maria Branco (Campo Pequeno), Mateus Prieto (Santarém), José Carlos Portugal (Póvoa do Varzim) e filipe Ferreira (Caldas da Rainha).
 

"Nilo"

"Bombom"
 
"Queimadouro"

"Chocolate"

"Chocolate"

"Palmela"

"Actor"

"Dardo"

"Duque"

"Sol"

"Amoroso"
 
"Triunfo"

"Duque"

"Ellora"

"Tivoli"
 
"Ellora"