sábado, 16 de agosto de 2014

Urrrós: a festa e a simpatia da Gente do Norte.


Em Urrós bonita e simpática localidade transmontana, encastrada nas serranias nortenhas de Portugal, o mês de Agosto é de festa, da família, do reencontro de todos aqueles que por terras da Europa, ganham o sustento e o sonho de um dia poderem voltar para um País diferente: seu! E a pracinha de toiros de Urrós, esta tarde transpirou esse ambiente anual de festa, com a pracinha local a registar uma entrada que preencheu três quartos do seu aforo. O cartel inicialmente previsto foi alterado, sendo Marcos Tenorio Bastinhas a contas com a recuperação do acidente sofrido em Albufeira; dizíamos substituído por Pedro Salvador, completando o cartel a cavaleira praticante Cláudia Almeida. Os forcados foram os Grupos de Monforte e os Académicos de Elvas. Quanto ao curro lidado de “Cunhal Patrício”, tinha idade, apresentação diversa, desde o regular ao bom, apenas em comportamento foram uniformes: mansotes, sendo o melhor e que cumpriu o quarto da ordem. Joaquim Bastinhas, sempre muito bem recebido pelo público, em qualquer praça de toiros onde toureie, lidou o primeiro e terceiro da tarde, sendo esse mesmo primeiro complica dote, andando pelos médios mas com tendência, a ir para tábuas, o que Bastinhas não consentiu. Nos compridos utilizou o “Zico”, mudando depois para os curtos, foi com o baio de seu nome “Duque” que a música soou e a actuação veio a um nível maior, fechando-a com o rodadíssimo “Tivoli” entre muitas palmas a rigor. 


No terceiro da tarde, o “Amoroso” fez as honras da casa, com a sua forma vistosa e eficaz com que permite a Joaquim Bastinhas abordar os seus oponentes. No entanto uma rédea que se partiu, obrigou á substituição e o eleito foi o “Cartier”, com o qual cravou dois ferros curtos de muita qualidade, pelos terrenos que pisou e as distâncias nos cites. Publico a tributar forte ovação, inclusive com alguns espontâneos a saltarem á arena e a quererem içar aos ombros o cavaleiro de Elvas, o qual educadamente e muito profissionalmente não aceitou. Uma boa corrida em Urrós, sem tempos mortos e com os toureiros a agradarem ao “respeitável” – o que é sempre deveras importante. 


Mas o fim-de-semana taurino de Bastinhas, continua amanhã na Nazaré, pelas 22 horas e Domingo na Povoa do Varzim onde concederá alternativa a José Carlos Portugal: a vigésima segunda da sua carreira.


Os "instantâneos" de Urrós...