sábado, 2 de agosto de 2014

Recortes imprensa 2 de Agosto 2014.

A praça de toiros "Carlos Relvas" em Setúbal é esta noite palco da segunda corrida da temporada, uma gala à antiga portuguesa com o sempre apreciado cortejo evocativo das Touradas Reais.
A nocturna de hoje, a partir das 22 horas, conta com a participação dos consagrados cavaleiros Maestro Joaquim Bastinhas, Sónia Matias, João Moura Caetanoe a jovem Mara Pimenta, que faz aqui a sua despedida como cavaleira amadora para no próximo dia 9 (de hoje a oito dias) fazer a prova de praticante na praça alentejana de Alpalhão (Portalegre). Lidam-se emSetúbal sete toiros da afamada ganadaria de Cunhal Patrício e pegam os forcados do Ribatejo e doAposento do Barrete Verde de Alcochete.

Fotos Emílio de Jesus, M. Alvarenga e Maria João Mil-Homens/Arquivo 



O Maestro Joaquim Bastinhas voltou ontem às arenas em Paio Pires(Seixal), actuando pela primeira vez depois da trágica morte, na semana passada, do seu apoderado António Morgado - a cuja memória, brindando aos céus (foto ao lado) dedicou, emocionado, a sua primeira lide.
O público encheu praticamente as bancadas da praça portátil instalada em Paio Pires e a maestria de Bastinhasesteve em grande destaque face à dificuldade imposta pelos toiros de Dias Coutinho, o primeiro com seis anos (!) e os restantes com cinco, que foram todos mansos, ora refugiando-se nas tábuas, ora arrancando-se já com os cavalos na viagem, nunca atendendo aos cites dos cavaleiros - segundo informou Manuel Ribeiro.
Bastinhas destacou-se sobretudo no quarto da ordem com uma lide de imenso valor que o público premiou com duas voltas à arena na companhia do forcado. A registar também valorosas actuações de Tito Semedo e do colombiano Jacobo Botero, que actuou a substituir Marcos Bastinhas, ainda lesionado. Boas pegas dos Amadores de Lisboa e Amadores de Alcochete.
Joaquim Bastinhas volta a actuar esta noite em Setúbal, na corrida de gala à antiga portuguesa que se realiza a partir das 22 horas na praça "Carlos Relvas", alternando com Sónia Matias, Moura Caetano e a amadora Mara Pimenta.



Depois de no último sábado não ter participado na corrida para que estava anunciado na Nazaré, em sinal de luto pela trágica morte do seu apoderado António Morgado (que deixou o meio taurino em estado de choque), oMaestro Joaquim Bastinhas regressa às lides amanhã, sexta-feira, na corrida nocturna que se vai realizar em Paio Pires(Seixal) e onde alternará com Tito Semedo e Jacobo Botero (que substitui seu filho Marcos Bastinhas, ainda a convalescer do acidente sofrido na última semana emAlbufeira).
O
 Maestro de Elvasterá um fim-de-semana preenchido. Depois de amanhã emPaio Pires, actuará no sábado na corrida de gala à antiga portuguesa em Setúbal(com Sónia Matias, Moura Caetano e Mara Pimenta) e no domingo a norte em Pinhanços (Seia, Serra da Estrela), onde forma cartel com o toureiro local Gonçalo Fernandes e com Cláudia Almeida.
Entretanto e depois de ser amanhã substituído em
 Paio Pires pelo colombiano Jacobo Botero, Marcos Bastinhas (na foto ao lado com seu Pai) também não actuará no sábado na primeira corrida da Feira de Abiúl. A organização estabeleceu já vários contactos, mas não anunciou ainda quem vai tourear em seu lugar. Marcos está também anunciado para dia 8 em Beja e dia 9 na Póvoa de Varzim, aguardando pelo veredicto dos médicos que o estão a acompanhar para saber se já poderá tourear.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com