segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pinhanços: Bastinhas toureiro de entrega e popularidade!


Diz-se que as gentes do norte de Portugal “também são aficionadas”. A prova desta expressão, muito usual foi bem visível hoje, com o registo de lotação esgotada, na praça de toiros desmontável, instalada na freguesia de Pinhanços. 


Cartel de província, mas cuidado e com ingredientes suficientes, para chegar às populações e faze-las deslocar até á praça de toiros, numa tarde de domingo de veraneio e festiva. Joaquim Bastinhas foi o cabeça de cartaz, a figura do toureio conhecida de todos -- neste e noutros espectáculos taurinos, já realizados nesta região do nosso País.


 Daí talvez a simpatia, o carinho e a admiração, expressos com simplicidade e transparência genuína quando em muitas ocasiões se escutou:  “Bastinhas! Bastinhas!”. Joaquim Bastinhas que neste seu fim-de-semana taurino, com inicio na passada sexta-feira em Paio Pires, ontem Setúbal e hoje Pinhanços, não teve uma reste-a de sorte nos sorteios, tocando-lhe descaradamente sempre os piores lotes. 


Também em Pinhanços os de “Paulino da Cunha e Silva”, nada colaboraram com o cavaleiro de Elvas. No entanto como é seu timbre, Joaquim Bastinhas com o seu toureio explosivo, e carismático, soube e conseguiu dar a volta às adversidades, com o toureiro a ultrapassar e a impor-se face á mansidão dos toiros, com as lides certas, para “com aquilo” que teve diante de si.


 No cômputo geral, foi muito agradável a tarde de toiros em Pinhanços, com Gonçalo Fernandes e Cláudia Almeida a entenderem e aproveitarem a melhor qualidade dos seus toiros e o G. F. Amadores de Cascais a concretizarem quatro das suas cinco pegas ao primeiro intento. 


Como ponto de referência ainda neste espetáculo, o minuto de silêncio que se respeitou e as palavras dedicadas a António Morgado, pessoa muito estimada na região e grande impulsionador e defensor dos eventos taurinos na região.

Em Pinhanços lotação esgotada