segunda-feira, 19 de maio de 2014

Elvas: Joaquim Bastinhas maestria e saber...


“Joaquim Bastinhas lidou segundo Passanha da noite de menos a mais; ambicionando por tudo o triunfo provocou na parte final o alvoroço nas até aqui adormecidas bancadas; um ferro de palmo e o par de bandarilhas colocaram ponto final á sua actuação com direito a apear-se da montada para receber os aplausos das suas gentes…”

“Marcos Tenório lidou o mais pequeno e o menos bravo da tarde; regularidade é a palavra que mais explica a sua actuação; destacamos o par de bandarilhas deixado para rematar a lide que foi cravado por dentro em terrenos de compromisso e com toiro a apertar…”
                                                                                                                                     (toureio.pt)       

“É de todos os aficionados conhecido o toureio de Joaquim Bastinhas, que neste mês comemorou mais um ano (31) da sua alternativa em Évora das mãos do saudoso Mestre Batista, que nunca abdicou do caminho que desde então trilhou. Um toureio baseado na verdade, entrega, alegria no que faz e, acima de tudo, um grande respeito pelos aficionados e público em geral. Nesta noite foi uma actuação vibrante com um touro que não era fácil. Com a sua casta toureira, levou às bancadas aquilo que infelizmente muitas vezes falta ao espectáculo: Emoção. Noite de triunfo para o maestro de Elvas na sua praça, frente à sua gente e a favor de uma instituição a qual muito acarinha...”

“Não era fácil o touro de Marcos Tenório, por vezes parando-se, outras vezes com algumas oleadas inesperadas e finalmente a fixar-se nos médios e dali tardando. Foi uma lide a necessitar de todos os recursos do cavaleiro e montadas. O cavaleiro estava preparado e expôs barbaridades para deixar os ferros e a quadra dos cavalos respondeu à altura. Quando o público já estava entregue, Marcos surpreendeu com um ajustadíssimo para as duas mãos em terrenos de grande compromisso…”
                                                                                                     
                                                                                                                         (planeta dos touros)


“os toiros de Passanha que estavam regulares de apresentação.
A brega reinou com Moura, as bandarilhas a duas mãos com Bastinhas, o sentido de lide com Tito, a perfeição com Fernandes, o risco com Caetano e o toureio frontal com Marcos, foram os fatores que contribuíram para o sucesso do festejo que registou uma boa entrada de público…”
                                                                                                                           (diário taurino)

“É de todos os aficionados conhecido o toureio de Joaquim Bastinhas, que neste mês comemorou mais um ano (31) da sua alternativa em Évora das mãos do saudoso Mestre Batista, que nunca abdicou do caminho que desde então trilhou. Um toureio baseado na verdade, entrega, alegria no que faz e, acima de tudo, um grande respeito pelos aficionados e público em geral. Nesta noite foi uma actuação vibrante com um touro que não era fácil. Com a sua casta toureira, levou às bancadas aquilo que infelizmente muitas vezes falta ao espectáculo: Emoção. Noite de triunfo para o maestro de Elvas na sua praça, frente à sua gente e a favor de uma instituição a qual muito acarinha…”

“Não era fácil o touro de Marcos Tenório, por vezes parando-se, outras vezes com algumas oleadas inesperadas e finalmente a fixar-se nos médios e dali tardando. Foi uma lide a necessitar de todos os recursos do cavaleiro e montadas. O cavaleiro estava preparado e expôs barbaridades para deixar os ferros e a quadra dos cavalos respondeu à altura. Quando o público já estava entregue, Marcos surpreendeu com um ajustadíssimo para as duas mãos em terrenos de grande compromisso….”

                                                                                                               (tauródromo)