quinta-feira, 6 de março de 2014

Quando se escuta o apelido Bastinhas, imediatamente o mesmo é associado ao toureio; a uma figura do toureio a cavalo. No entanto Bastinhas, ou Joaquim Bastinhas, fora das arenas representa todo um universo de actividades, dedicado á agricultura, ao empreendedorismo de gestão, á família; uma figura emblemática, acarinhada e respeitada em Elvas, a sua cidade berço, a qual com orgulho e distinção sempre soube representar. Daí não ser de estranhar as muitas homenagens de que tem sido alvo, a ultima delas, a atribuição da medalha de ouro da cidade, a mais alta distinção, possível de atribuir a um Elvense. “ Nasci em Elvas. Orgulho-me de ser alentejano e ter podido já representar a minha cidade e claro o meu País, nos quatro cantos do mundo. No estrangeiro, sempre que piso uma arena tenho sempre presente comigo, que estou a representar a minha cidade e o meu País. Daí os meus cavalos serem entrançados com as cores da bandeira nacional e os, ou o, primeiro dos ferros compridos desfraldar a bandeira da minha cidade. Ao longo das 30 temporadas que levo como cavaleiro de alternativa, sempre fui também apelidado como o cavaleiro de Elvas e isso prova, também o orgulho e o carinho que tenho e sinto pela minha cidade.” A “Herdade da Algramassa”, na Ajuda, é onde residem Joaquim e Helena Nabeiro Tenório. Uma herdade planeada, conseguida, desenhada, construída e partilhada nos sonhos, entrega, ambições e trabalho do casal, por uma actividade e forma de estar na vida, que ambos sempre partilharam: o toureio, a agricultura, o saber e a arte. Joaquim Bastinhas abriu as portas de um outro universo da sua vida. O seu dia-a-dia fora das arenas, fora da temporada porque: onde há um toureiro, existe também um Homem. Ao utilizar com alguma frequência advérbios de modo como: “normalmente” ou “habitualmente” é ou são, a forma mais transparente e genuína, de ir ao encontro, de uma realidade desconhecida para muitos, sobre Joaquim Manuel Carvalho Tenório.